COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 28 de março de 2010

AULAS: PÁSCOA...

ENSINO RELIGIOSO E HISTÓRIA







**OBJ: Diferenciar o sentido espiritual do comercial.
**OBJ: Conscientização do significado da Páscoa em nossa vida.


PORTUGUÊS:
Lenda da Páscoa

Perto da casa do Menino Jesus havia uma palmeira, nela um passarinho fizera seu ninho e pusera 3 (três) ovinhos. Todos os dias o menino Jesus, sentado na soleira da porta, olhava feliz a avezinha.
Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?
Aproveitando um descuido do passarinho, a raposa viera e levara os ovinhos. O Menino Jesus ficou triste e começou a chorar. Nisto passou um gato, viu Jesus chorando e perguntou:
- Por que choras Jesus?
- Tiraram os ovos do passarinho!
- Miau, miau, nada posso fazer ! E lá se foi...
Abanando a cauda, chegou um cachorrinho au...au...au...
- Por que choras, Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
- Au, Au, que pena - e foi embora...
Então, aos pulinhos, com as orelhas muito compridas, apareceu o coelhinho. Parou e perguntou:
- Por que choras, meu Jesus?
- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!
O coelhinho abaixou uma orelha e disse:
- Não chores mais, vou procurar os ovinhos!
E pulando desapareceu. Foi logo bater na casa da raposa que apareceu furiosa:
- Que queres? Os ovos? Meus filhos já comeram e bateu a porta.
O coelhinho abaixou as orelhas muito triste. Nisto teve uma idéia. Visitou 3 passarinhos seus amigos e pediu a cada um, um ovinho para o menino Jesus não chorar mais.
Muito contente, arrumou os ovos num cestinho e levou-os ao Menino Jesus , que logo enxugou as lágrimas e exclamou:
- Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho!
Pois de agora em diante como recompensa, levarás lindos ovinhos às criancinhas boas e bem comportadas e farás isso todos os anos quando chegar a Páscoa.
E foi assim, que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo mundo.
*** Nesta Páscoa, para comemorar a VIDA NOVA, pegue seus doces na estufa. (Esta frase foi adaptada, ao texto, para finalizar a "Caça ao Tesouro de Páscoa")
(Texto encontrado em: tatiana-alfabetizacao.blogspot.com)

ARTES: Confecção da cesta.




EDUCAÇÃO PARA O PENSAR:

Peça às crianças para fingir que são repórteres de jornal. Eles foram notificados da decisão de Pôncio Pilatos. A atribuição do repórter é entrevistar Pilatos. Eles devem fazer perguntas e escrever as respostas. Perguntas sugeridas: Por que você tomou a decisão de crucificar Jesus? Você sente que foi pressionado a matar o rei dos judeus? As crianças usam a imaginação para formular e responder as perguntas.
***Leitura para o grande grupo.
***Registro das conclusões.
AMOSTRA: a) Pôncio Pilatos, você considera Jesus culpado ou inocente?
Eu considero inocente.
b) Então, por que mandou crucificá-lo?
Fiz isto para me livrar do problema.
c) Hoje, você faria isto? Por quê?
Eu não faria a mesma coisa, porque notei que Jesus era bom.
Elaborado por: Vinícius.

a) Você acreditava nos milagres e inocência de Jesus?
Claro, o filho de Deus jamais iria pecar.
b) Por que você deixou que ele morresse?
Porque não queria me meter e deixei que outras pessoas decidissem.
Elaborado por: Pedro Henrique


GEOGRAFIA: Localização do país e cidade onde Jesus foi crucificado.

CAÇA AO TESOURO DE PÁSCOA:
MAPA:Tesouro de Páscoa.

O tesouro estava escondido na estufa e todas as turmas da 4ª série, deveriam passar por seis etapas, guiados por um mapa para chegar ao local desejado. Atividade interdisciplinar, envolvendo a Geografia, Ensino Religioso, Português e Matemática.

Informações orais:
* Grupos de 4 alunos- saída da sala de aula. Serão liberados pouco a pouco para melhor se organizarem durante o percurso.

1) Siga as informações do mapa para encontrar o tesouro.( interpretação)
2) Em cada local indicado, no mapa, pegue a senha, pois no final irá pegar o tesouro somente mediante a apresentação das senhas.
***senha1- Símbolos de Páscoa e seus significados. Vela e sino.(Aux. De disc.)
***senha 2- Cordeirinho e ovo.(secretaria)
***senha 3- Coelho e uva.(audio)
***senha 4- Peixe e girassol.(coordenação)
***senha 5- Texto: Lenda de Páscoa. (direção)
Obs: No final do texto, está a indicação do local onde as crianças pegarão a cesta, confeccionadas por elas e contendo os doces.
***Os símbolos e o texto serão trabalhados em sala de aula:
*Interpretação.
*Gramática.
*Atividades de Matemática.

***Criado por profejanetemotta
Digitação do texto: ProfªMárcia

Digitação do mapa: Profª Lú
Apoio: setores da escola
Nós pegando a 1ª senha - sala Auxiliar de Disciplina

Corre Vini...Corre João Vitor II...
No audio: 2ª senha
Na sala da coordenação
Chegou o 1ª grupo...obaaaaaaaaaa!!!
Que lindas as nossas cestas!!!
O Lucas estava doidinho p/ comer um chocolate...
Todos com as senhas e cestas...
Saindo da estufa...
Agora vamos para a sala trabalhar com as senhas...Terminou a diversão...agora é hora da concentração!!!!


***Leia e cole, no caderno, as senhas recebidas no "Caça ao Tesouro de Páscoa".

***Comentário participado.

Os símbolos da Páscoa e seus significados

A vela-Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.

Os sinos-Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.O cordeirinhoNa Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.

Os ovos-O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.

O Coelho -Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.

Trigo e Uva-Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.

O peixe-O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

O Girassol-O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado. (internet)

1)INTERPRETAÇÃO- LENDA DE PÁSCOA- Elaborada por: Profª JaneteMotta

a) Início:
*Quem?
*Onde?
* O quê?

b) Desenvolvimento( conflito/problema):

c) Final( solução):

2) Ilustre a parte que você mais gostou e justifique:

3) Escreva a sua opinião sobre a atitude de cada personagem e justifique:

a) raposa: Não gostei. Ela devia comer outra coisa e não roubar os ovinhos. (Giovana)
Não gostei, porque ela não iria gostar que fizessem isto com os filhos dela.(Eduarda)

b) gato e cachorro: Feia, porque não ajudaram Jesus. Eles foram egoístas.(Vivicíus)
Uma má atitude, porque nem tentaram ajudar.(Marcos Daniel)

c) coelhinho: Gostei , porque ele se importou com Jesus e foi solidário(Giovana)
Muito boa atitude, porque foi gentil com Jesus e responsável porque não roubou e sim pediu os ovinhos para seus amigos passarinhos.(Larissa)

4) Escreva a mensagem da história para nossa vida:
*** Faça o bem para todos e farão para você. (Pedro)
*** Ajudar todos e não pensar só em si mesmo. (Allan)


# EM BREVE, POSTAREI AS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA.


CELEBRAÇÃO DE PÁSCOA NO GINÁSIO

Turma 41...ao lado, grupo de violão (Profº Antônio Campagnolo- Nosso Diretor)


O Lava Pés e a Santa Ceia



O grupo de dança,da Profe Regina,deu um show!


Confraternização dos professores.

Um comentário:

  1. Olá Prof. Janete,

    Obrigada pela visita e comentário no Pré Histórias, e pela colocação aqui da verdadeira historia da Páscoa cristã.

    Também possuo um outro blogue, para divulgação de práticas pedagógicas com crianças em idade pré-escolar. Pode conhecê-lo em http://blogue-folio.blogspot.com

    Boa Páscoa aí para o Brasil!

    Bjs, Juca

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source