COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SÃO JOÃO...SÃO JOÃO...





ProfªLuciane Caldas

Livro de História: Projeto Buriti - Editora Moderna


*** Muitos costumes indígenas foram adquiridos por nós, como o hábito de tomar chimarrão, por exemplo.
Pesquise outras influências da cultura indígena. Modo de vida antigamente e atualmente. Situação atual dos índios.

*Capa da pesquisa do aluno Vinícius e parte da pesquisa do aluno Maurício.

*** Texto para leitura e comentário: A vida dos povos nativos no RS

Modificações com a chegada dos portugueses; Nº de nativos antigamente e atualmente; Causas da dizimação; Colonizadores passaram a impor seu modo de vida; Escravização dos índios; Situação atual dos índios.



PRODUÇÃO TEXTUAL:


Observe a gravura (livro-xerox) e crie uma história.


ÁLBUM DE RECEITAS JUNINAS:
CAPA:

*Esta gravura encontrei no Blog: Mistura de Alegria da Adiléa


***NESTA GRAVURA, ACRESCENTEI OS CÁLCULOS P/ TRABALHAR EM MATEMÁTICA.
OBS: Estas atividades foram trabalhadas em várias aulas, durante a semana.

RECEITAS JUNINAS:

***Trabalho em grupos de quatro: Escolham três receitas e copiem no álbum.
BOLO DE MACAXEIRA (AIPIM/MANDIOCA)
Mês sem "R" é mês de mandioca. No inverno, quando temos quatro meses com nomes sem a letra "R", é hora de saborear essa raiz, pois ela está sempre macia.
Aproveite para preparar esta receita, vinda diretamente da região onde se comemoram as melhores festas juninas: o Nordeste. A delícia vem provar que as festas, por lá, não são só folia. Alegram também nosso paladar...
Ingredientes:- 500 gramas de macaxeira crua ralada- 1 coco- 50 gramas de manteiga ou margarina- 500 gramas de açúcar- sal a gostoModo de Fazer:1) Esprema a macaxeira num pano e passe a massa numa peneira2) Rale o coco e retire o leite sem água3)Coloque uma pitada de sal e uma colher (50 gramas) de manteiga ou margarina4) Leve ao forno quente para assar numa fôrma untada com manteiga ou margarina.


BOLO DE FUBÁ COZIDO
O Bolo de Fubá Cozido é um quitute que não pode faltar em festa junina. Aquela massa fofinha ... hum... simplesmente deliciosa.
Ingredientes:- 2 xícaras (chá) de fubá- 2 xícaras (chá) de leite- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3/4 da xícara (chá) de óleo- 100 gramas de coco ralado- 200 gramas de goiabada cortada em cubos- 4 ovos- 2 colheres (café) de fermento em pó- 1 colher (café) de açúcar refinado misturado com um pouco de canela para povilhar.Modo de Fazer:Misture o fub á, o leite, o açúcar e o óleo. Leve ao fogo durante cerca de 10 minutos, mexendo sem parar, até virar um mingau bem cozido. Retire do fogo, deixe esfriar e acrescente as gemas e o coco ralado. Por último, acrescente as claras em neve, o fermento e os cubos da goiabada. Misture tudo levemente, coloque em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno quente por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que, enfiando um palito, ele saia seco. Retire do forno e polvilhe com o açúcar e a canela.

BOLO DE MILHO
Este bolo é a cara de uma boa Festa Junina. Fofinho, com gosto de comida brasileira. O melhor de tudo é que, além de gostoso, é muito fácil de se fazer. É só juntar todos os ingredientes e colocar no liquidificador. Sua festa está garantida!
Ingredientes: - 1 xícara (chá) de manteiga- 1 lata de leite condensado - 7 ovos - 1 lata de milho verde escorrido- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo- 1 colher (sopa) de fermento em pó.Modo de Preparo:Bata a manteiga até ficar bem cremosa. Depois, sem parar de bater, acrescente o leite condensado em fio e os ovos, um a um. Em seguida, junte o milho verde e, por último, a farinha de trigo, peneirada junto com o fermento. Misture levemente até que fique uma massa homogênea. Despeje numa fôrma redonda untada, com buraco no meio. Asse em forno médio por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme.

BOLO DE FUBÁ DE SÃO JOÃO
São João é o santo mais homenageado das Festas Juninas. Talvez por isto seja conhecido como " santo festeiro ". Possui a fama de também ser casamenteiro, de ter o poder de encontrar objetos perdidos, além de ser o protetor dos casados e enfermos. Estas informações fazem parte do chamado "imaginário popular" e enriquecem a já bem rica cultura brasileira.
Ingredientes:· 100g margarina · 2 xícaras (chá) de açúcar · 4 ovos · 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo · 1 xícara (chá) de fubá · 1 colher (sopa) de erva doce · 1 colher ( sopa) de fermento em pó · 250 ml de leite de coco · 1 pitada de canela em pó Modo de preparo:Coloque a margarina na batedeira e bata até ficar bem cremosa. Junte o açúcar e bata mais um pouco. Vá colocando os ovos um a um. Misture em separado a farinha de trigo, o fubá, a erva doce e o fermento. Depois, vá colocando em colheradas na batedeira, alternando com o leite de coco. Coloque em assadeira untada e polvilhada com farinha. Asse em forno médio. Quando tirar do forno polvilhe com açúcar e canela.

BOMBOCADO DE MILHO
Que gostinho de infância tem o bombocado!! É uma delícia e presença obrigatória em qualquer Festa Junina.Ingredientes: 3 espigas de milho 1 lata de leite condensado 3 ovos 2 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de farinha de trigo manteiga para untar canela em pó para polvilharModo de Preparo: Rale as espigas de milho, junte 1 xícara (chá) de água e passe pela peneira. Acrescente o restante dos ingredientes e bata no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Despeje em assadeira (ou em forminhas para empadas) untada e polvilhada com canela em pó. Leve para assar em banho-maria, em forno médio, por 40 minutos. Tire do forno e espere esfriar. Se você usou uma assadeira, coloque em forminhas de papel. Polvilhe açúcar e canela sobre o bombocado, assim que tirar do forno.

CANJICA
Vai resistir? Impossível! Quem não se rende a esta verdadeira delícia junina?
Ingredientes:- 1/2kg de canjica - açúcar a gosto - 1/2 litro de leite - 1/2 colher (sopa) de manteiga - pedacinhos de canela em pauModo de Preparo:Deixe a canjica de molho, de um dia para o outro. No dia seguinte, leve para cozinhar em fogo brando. Quando a canjica estiver quase mole, escorra a água e coloque o leite, o açúcar, a manteiga e os pedacinhos da canela em pau. Deixe no fogo até acabar de amolecer.Dica: para variar o sabor, você pode colocar leite condensado, 1 vidro de leite de coco (com 2 gemas), amendoim torrado e moído.

QUENTÃO
"Como é isso aí de quentão?" É sempre a mesma pergunta, quando os turistas visitam o Nordeste. Poucos conhecem a bebida, apesar da fama das festas juninas, tão importantes quanto o Carnaval. Ingredientes: - 1 garrafa de cachaça (600 ml)- 600 ml de água- 1/2 kg de açúcar- casca de um limão- 50 gr de gengibre em pedacinhos- cravo da índia- canela em pau - 1 maçã cortada em pedacinhos- cascas de duas laranjas (também podem ser usadas cascas de mexirica, mas só da "verdadeira", aquela de casca bem fina , pois as outras deixam um sabor amargo).Modo de Fazer:Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos. Mantenha quente ao servir. Dicas: Nunca deixe os "temperos" dentro do quentão. Coe a bebida depois de pronta.

VINHO QUENTE
Ingredientes:- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar- canela em pau- 10 cravos da India- raspas de casca de laranja- raspas de casca de limão- 1 l de vinho tinto ou seco- 1 xícara (chá) de água- 1 maçã cortada em cubinhosModo de Preparo:Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos até que os sabores sejam extraídos para o vinho. Sirva de preferência em canecas de barro e bem quente.
"BOM APITITI, CUMPADIS E CUMADIS!" Fonte: http://www.cybercook.com.br/

***Atividades com as receitas: Postarei depois que realizarem.

terça-feira, 22 de junho de 2010

COPA DAS VIRTUDES: ABERTURA DOS JOGOS

CERIMÔNIA DE ABERTURA COM MÚSICA , DESFILE DOS ATLETAS E TORCIDAS...VEJA O SHOWWWWW!!!



I COPA DAS VIRTUDES - 2.010
Discurso Inaugural: Profª Cristina Bento Farias (coordenadora)
Times:
T: 41
Futsal masculino
*Amor e Solidariedade
*Amor Familiar

Futsal Feminino
**Amor ao Próximo

T: 42
Justiça e Humildade
Justiça e Amizade

T: 43
Esperança e Fraternidade

HINO DO BRASIL


JURAMENTO DOS ATLETAS:
"Em nome de todos os atletas/ prometo participar da I Copa das Virtudes/ respeitando os meus colegas/ e as normas de competição/ promovendo um ambiente de confraternização/ e um verdadeiro espírito esportivo."
Assim juramos...


DISTRIBUIÇÃO DE MENSAGENS SOBRE A VIRTUDE ESCOLHIDA PELOS TIMES DA TURMA: AMOR



OS TIMES...


Juiz: Profº Fabiano Nagera

A TORCIDA...



O PÚBLICO...



O JOGO...


FINAIS:


ENTREGA DAS MEDALHAS:

FUTSAL MASCULINO:
1º Lugar: Turma 42
2ºLugar: Turma 41
3ºLugar: Turma 43

FUTSAL FEMININO:
1ºLugar: Turma 41
2º Lugar: Turma 42

PARABÉNS...TODOS MERECERAM E GANHARAM MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

REI DO FUTEBOL: FILME E ÁLBUM DE ATIVIDADES

PORTUGUÊS- ARTES



SINOPSE

A disputa do poder entre os cartolas do futebol chegou ao pequeno Independência Futebol Clube, onde os amigos Cardeal, Elvis, Fumê e Tremoço trabalham como faxineiros e roupeiros. Quando os dirigentes do time demitem o técnico, Cardeal (Renato Aragão) é chamado para treinar a equipe. Todos pensam que será um fiasco, mas o time começa a ganhar todos os jogos, o que deixa os cartolas enfurecidos. Assim o repórter esportivo Nascimento (Pelé) e Aninha (Luiz Brunet), que trabalha no bar do clube, vão tentar provar a desonestidade dos dirigentes.



Virtudes para trabalhar: Honestidade, Humildade, Paciência,União


Os Trapalhões e o Rei do Futebol é um filme brasileiro de 1986, do gênero comédia infantil, dirigido por Carlos Manga e estrelado pela trupe humorística Os Trapalhões.


Curiosidades
Os Trapalhões e o Rei do Futebol foi o último filme dirigido por Carlos Manga.
Teve um público aproximado de 3.650.000 espectadores.
Certa vez o comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, conhecido no Brasil por ser o criador e protagonista de Chaves e Chapolin, recebeu uma ligação do próprio Pelé perguntando se Chespirito gostaria de gravar um filme com ele.

Chespirito, mesmo sendo extremamente fã de Pelé e do Futebol, recusou o convite.

Algum tempo depois surgiu o filme Os Trapalhões e o Rei do Futebol.
Dos onze integrantes do elenco principal do filme, apenas Pelé, Luiza Brunet e os trapalhões Didi e Dedé ainda estão vivos.


Elenco:
Renato Aragão .... Cardeal
Pelé .... Nascimento
Dedé Santana .... Elvis
Mussum .... Fumê
Zacarias .... Tremoço
Luiza Brunet .... Aninha
José Lewgoy .... Dr. Velhaccio
Milton Moraes .... Dr. Barros Barreto
Maurício do Valle .... Edésio
Marcelo Ibrahim .... Sansão
Older Cazarré .... Seu Mané, o pipoqueiro
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Trapalh%C3%B5es_e_o_Rei_do_Futebol

MATEMÁTICA




Coleção de Olho na Copa
Editora Vale das Letras
Adaptação: ProfªJanete Motta
***
*** Este modelo de atividade ganhei, da profª Flavia Farias, do Colégio Coração de Maria.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

AULA: INTERPRETAÇÃO DO HINO DO BRASIL



EDUCAÇÃO PARA O PENSAR - PORTUGUÊS - CIÊNCIAS
1) Leitura e comentário participado: (07/06)
***Comentar sobre outros hinos que eles conhecem:times, igrejas, bandas,etc.
Questionar o que eles acham que um hino deve transmitir.
A interpretação torna-se mais fácil se os alunos já conhecem a História da Independência do Brasil. Neste caso, a turma 41 já estudou este assunto na 3ª série e apenas relembramos.

2) Retire do hino seis adjetivos:
____________________________________________________________

a) O significado que eles apresentam são positivos ou negativos?
b) Por que o autor escolheu adjetivos com este significado?

3) Pense e responda:

a) O que valoriza um simples riacho (Ipiranga) a ponto de ser citado no hino oficial do país?

b) Por que Cruzeiro está escrito com letra maiúscula?

c) Segundo o autor da letra, o país passou a ter liberdade com independência.
***A que tipo de liberdade ele se refere?
***Pelas ideias expressas no hino, essa liberdade foi conquistada com luta ou obtida com facilidade?
***Retire do texto versos que comprovam sua resposta:

d) A expressão "Deitado eternamente em berço esplêndido", o autor quer passar a ideia de o país estar acomodado, parado ou ter condições privilegiadas para o desenvolvimento? Justifique:

e) O hino diz que o brasileiro da a vida por seu país.
***Quais versos que provam essa afirmação?
***É uma afirmação verdadeira ou não? Explique:

f) Você acha que o Brasil é um país livre? Por quê?

g) O que é para você ter cidadania? Comente:

Fonte: http://www.professorsabbag.com.br/
Adaptação: Profª Janete Motta






3) Observe os trechos destes outros hinos e reescreva-os corretamente:

HINO DE SANTA MARIA

imponente, grassioza e autaneira
como a aurora surjir triumfal
entre os montes se abre um sorisso
tera amiga do beim mananciau

Correção:
__________________________________
__________________________________
__________________________________
__________________________________

HINO DA ÁFRICA DO SUL

deus abenssoe a africa
que suas glorias sejam ezaltadas
oussa nossas presses
deus nos abenssoe por que somos seus filios
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________

CIÊNCIAS: 08/06

***OS ALUNOS DEMONSTRARAM INTERESSE EM SABER SE AINDA EXISTE O RIACHO IPIRANGA, ONDE FICA E COMO ESTÁ SUA SITUAÇÃO DIANTE DE TANTOS PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE O NOSSO PAÍS E MUNDO ENFRENTAM. PENSANDO NISTO, NOSSA AULA DE CIÊNCIAS SERÁ SOBRE ESTA CURIOSIDADE DA TURMA.

1) CURIOSIDADE DA TURMA 41: O RIACHO IPIRANGA AINDA EXISTE?

“Ouviram do Ipiranga às margens plácidas, de um povo heróico o brado retumbante...”

Ipiranga é o nome de um rio (hoje córrego) localizado na cidade de São Paulo e que passou a dar seu nome ao bairro onde se situa.
Foi às margens deste rio que, simbolicamente, teria sido declarada a Independência do Brasil pelo então príncipe e herdeiro do trono de Portugal, Dom Pedro.
Com esse ato, o príncipe se converteu no primeiro imperador brasileiro, futuramente denominado Dom Pedro I.
As nascentes do Ipiranga encontram-se no Jardim Botânico de São Paulo, localizado no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, reserva natural de Mata Atlântica encravada em plena zona sul da capital.
No entanto, como todos os demais rios metropolitanos, atualmente, o córrego sofre com a poluição, por receber altas quantidades de dejetos industriais e domésticos ao longo de seu trajeto de cerca de 9 km até desaguar na margem esquerda do Rio Tamanduateí.
Seu nome veio das palavras da língua tupi y, que significa água ou rio, e piranga, que significa vermelho.



http://pt.wikipedia.org/wiki/Riacho_do_Ipiranga


Todos nós conhecemos a primeira estrofe do hino mais belo do planeta, mas será que alguém sabe onde é que está a nascente do Riacho do Ipiranga?
Eu também não sabia, e sempre tive a curiosidade de conhecer a nascente.
Outro dia, de passeio pelo Jardim Botânico, percorri os jardins até uma área nova, que possui uma passarela elevada de madeira. E ao final dessa passarela de mais ou menos 300 metros fui surpreendido ao ler em uma tabuleta informativa que ali, logo aos nossos pés, estava uma das principais nascentes do Riacho tão cantado em versos heróicos.
Um simples e humilde filete de água, que caberia em um cano de duas polegadas, mas de uma água pura, límpida, como a que devia correr no tempo da Independência.
Essa água se mantém limpa por apenas uns 900 metros, pois logo que atinge o canal entre as pistas da Imigrantes, recebe um verdadeiro bombardeio de esgotos químicos e domésticos, tornando-se mais um canal imundo, e tão imundo que se você notar logo ali no monumento do Ipiranga, o cavalo de Dom Pedro está empinado, como se não quisesse molhar suas patas naquelas águas enegrecidas e fedorentas.
O próprio Dom Pedro parece estar perguntando:
- Onde estão as margens plácidas que aqui existiam?
Pena que não temos uma resposta plausível para o nosso imperador, ou pelo menos uma justificativa, pois muito mais que poluir o Ipiranga, estamos em meio caminho de tornar o nosso planeta um ambiente perverso para a sobrevivência humana.
Será que não está na hora de imitarmos Dom Pedro, e todos nós gritarmos pelo direito de usufruir deste planeta tão lindo, e empunharmos as armas da cidadania e das virtudes?


Autor: RoqueVasto
Fonte: http://www.saopaulominhacidade.com.br/
Adaptação: Profª Janete Motta

2) Elabore, no caderno, quatro perguntas com respostas sobre o texto.
a) Se você tivesse que responder para Dom Pedro, o que diria...
“-Onde estão as margens plácidas que aqui existiam?”
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tarefas para casa:
a) Faça uma pesquisa:
Rios da nossa cidade:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
***Comente sobre o Arroio Cadena e aponte uma solução:
________________________________________________________________________________________________________________

b)Ilustre:


O rio que temos:


O rio que queremos:


domingo, 6 de junho de 2010

COPA 2.010: AVALIAÇÕES


Produção Textual postada sem a correção.






Português, Matemática e Ciências elaborada por: Profª Janete Motta
Digitação: Profª Luciane Caldas
Produção Textual elaborada por: ProfªLuciane Caldas
História e Geografia elaborada por: Profª Janete Motta

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source