COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O CADERNO: INTERPRETAÇÃO 4º ANO...


1) Leitura e comentário participado:

O CADERNO

Sou eu que vou seguir você
do primeiro rabisco até o bê-a-bá
em todos os desenhos coloridos vou estar
a casa, a montanha, duas nuvens no céu
e um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega,
seus problemas ajudar a resolver
te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver
Serei de você confidente fiel,
se seu pranto molhar meu papel.

Sou eu que vou ser seu amigo,
Vou lhe dar abrigo, se você quiser
Quando surgirem seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel.

O que está escrito em mim comigo
Ficará guardado, se lhe dá prazer
A vida segue sempre, o que se há de fazer
Só peço a você um favor, se puder
Não me esqueça num canto qualquer.

Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995

2) Trabalhando o Texto:

a) Circule os pares de rimas presentes.

b) O texto "O caderno" está organizado em____estrofes com____versos cada. Agora responda: Que tipo de texto é?
________________________________________________________

c) Ilustre o personagem principal do texto:




d)Relacione os sentimentos e virtudes entre o caderno e seu dono:
(a) Companheirismo ( ) “Sou eu que vou ser seu amigo”

(b)Solidariedade ( )”Seus problemas ajudar a resolver”, “Vou lhe dar abrigo se você quiser”
(c) Tristeza ( ) “Serei sempre seu confidente fiel”, “O que está escrito em mim comigo/Ficará guardado se lhe dá prazer”

(d) Amizade ( ) “Sou eu que vou seguir você/Do primeiro rabisco até o bê-a-bá”

(e) Fidelidade ( ) ”Sofrer também nas provas bimestrais junto a você”, “Não me esqueça num canto qualquer”

e) Se o seu caderno pudesse falar o que acha que ele diria a você? Justifique:
_____________________________________________________________

f) Em sua opinião, o relacionamento entre colegas e amigos deve ser assim, como o caderno e seu dono? Por quê?
_____________________________________________________________

***Cantar a música acompanhada pelo CD.

3) Gramática:

a) Leia em voz alta as palavras e na sílaba mais forte, bata palma:( o professor levará várias tirinhas com palavras- dará um tempo p/ ler em voz baixa e identificar)
Você – caderno – desenhos – ajudar – feroz – último – matemática...


b) Complete:

Sílaba................ é aquela pronunciada com maior intensidade(força).

c) Observando a sílaba tônica das palavras abaixo, risque aquelas que não fazem parte dos conjuntos:
***café favor
puder
salão nuvens

***junto galinha
caderno
canto médico

***música gramática
tônica
sílaba também

d) Separe as em sílabas:
a) caderno:
b) desenhos:
c) montanha:
d) nuvens:
e) primeiros:
f) carrossel:
*** Circule a sílaba tônica das palavras na atividade anterior.

4) Produção Textual:

Pense em algo de que goste muito. Pode ser um objeto, um animal de estimação, uma flor, um jogo ou um brinquedo. Faça um desenho dele e escreva como ele é importante para você, como o ganhou ou o comprou quem lhe deu e quando.
Escreva também todos os sentimentos e idéias que ele desperta em você, além de todas as suas características.

Atividades retiradas “Viver e aprender Português” – 4º ano
Autores: Cloder Rivas Martos e Joana D. G. Aguiar
Adaptação: Profe Janete Motta

Para divertir e aprender...Clique...
http://www.espie.cinted.ufrgs.br/~sdullius/objeto2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source