COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

domingo, 13 de março de 2011

AULA DE ARTES: A ARTE NA PRÉ HISTÓRIA/ 4º ANO...

ARTES E PORTUGUÊS

1) Leitura e comentário:

A Arte na Pré História

Um dos períodos mais fascinantes da história humana é a Pré História. Esse período não foi registrado por nenhum documento escrito, pois é exatamente a época anterior à escrita. Tudo o que sabemos dos homens que viveram nesse tempo é o resultado da pesquisa de antropólogos, historiadores e dos estudos da moderna ciência arqueológica, que reconstituíram a cultura do homem.
Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam bonitas figuras em suas paredes (pinturas rupestres), representando os animais e pessoas da época, com cenas de caças e ritos religiosos. Faziam também esculturas em madeira, ossos e pedras. O homem deste período era nômade.
Os cientistas estudam esses objetos e pinturas, e conseguem saber como viviam aqueles povos antigos.

http://www.historiadomundo.com.br/
http://www.historiadaarte.com.br/

2) Procure no dicionário:
a) antropólogos:
b) nômade:

3) De a classe gramatical das palavras destacadas:

Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam arte.
a)
b)
c)
d)

Tipo de frase:
Trasforme a frase em interrogativa:

4) Observe as pinturas rupestres, do tempo do homem Pré-Histórico, escolha uma e reproduza:

***Os alunos receberam gravuras contendo Arte Rupestre. As gravuras foram interpretadas oralmente por duplas. Após, receberam folha de desenho e individualmente representaram a gravura recebida, utilizando giz de cera nas cores que predominavam nas gravuras( marrom, preto, bordô, vermelho e amarelo escuro).
Os trabalhos serão todos expostos no Congresso Internacional de Educação que acontecerá em abril no colégio.
Vejam uma amostra destes trabalhos! Ficaram lindosssssss!!!

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source