COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 22 de abril de 2011

AZUL E LINDO: AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS/ 4º ANO...

***Leia com atenção:



AZUL E LINDO...

É um belíssimo livro que fala da importância do cuidado com a casa de todos nós: o planeta Terra. O que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas? Como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.
http://www.salamandra.com.br/

a) Escreva o que você está fazendo para tornar nosso planeta “azul e lindo”:

______________________________________________

______________________________________________
______________________________________________

1) Observe o desenho do Cebolinha no 3º quadrinho:
a) Como podemos classificar o astro que o Cebolinha desenhou?
( ) Planeta. ( ) Estrela. ( ) Satélite.

b) Como seria a Terra, se este astro não existisse?
____________________________________________________________________


2) Observe parte do Sistema Solar e escreva o nome de cada imagem indicada:
a) Por que existem os dias e as noites?
___________________________________________________________________

b) Sobre a Lua, complete corretamente as frases com as palavras dos parênteses:

a) A Lua é o único ________________ natural da Terra. (satélite – planeta)
b) Só enxergamos a Lua porque ela é ________________ pelo Sol. (aquecida – iluminada)
c) A Lua gira ao redor ____________________. (da Terra – do Sol)

3) Pensando no que foi aprendido sobre a Terra, coloque (V) para as frases verdadeiras ou (F) para as frases falsas:
( ) A Terra é um planeta do Sistema Solar.
( ) A camada de ar que envolve a Terra é chamada de atmosfera.
( ) A maior parte da superfície da Terra é coberta por terras.
( ) Vista do espaço a Terra tem uma cor amarronzada.
( ) A Terra tem a forma arredondada.

4) Antonie Van Leeuwenhoek, um cientista bastante curioso, passava seu tempo livre estudando lentes de vidro e construindo microscópios.
Um dia, ele observou ao microscópio resíduos retirados dos seus dentes. Que surpresa!
Minúsculos seres vivos foram observados pelo pesquisador. E eles estavam por toda parte: na poeira, no solo e até na água!
(Coleção Pitanguá - Ciências)

a) A invenção do microscópio é considerada um avanço tecnológico. Como você explicaria o que é tecnologia? Pinte o quadrinho da resposta correta:

( ) Tecnologia é o uso dos conhecimentos científicos para melhorar e facilitar a
vida humana.
( ) A tecnologia é uma máquina que serve para criar algo.

b) De acordo com o texto, podemos afirmar que o microscópio é um aparelho utilizado para ampliar imagens de seres e objetos invisíveis a olho nu. Pensando nisso, marque com (X) em que tipo de tecnologia podemos classificar o microscópio:

( ) Tecnologia da saúde.
( ) Tecnologia dos alimentos.
( ) Tecnologia da comunicação.

5) Responda:

a) De acordo com os cientistas, como surgiu o universo?
____________________________________________________________________
6) Marque a expressão que completa cada frase:

a) Na Terra Primitiva não era possível a vida se desenvolver porque...
( ) era muito frio. ( ) era muito quente. ( ) chovia demais.

b) A Terra se resfriou muito, começou a haver acúmulo de água líquida em regiões mais baixas, formando...
( ) as cavernas.
( ) os lagos, mares e oceanos.
( ) o ar.

c) A vida em nosso planeta começou...
( ) na terra. ( ) nos oceanos primitivos. ( ) no ar.

d) O surgimento da vida, na Terra, só se tornou possível com algumas mudanças ocorridas...
( ) no clima e na composição dos gases atmosféricos.
( ) no solo.
( ) na água.

“Estudar Ciências nos ajuda a termos mais responsabilidade com o nosso planeta.”
http://www.colegiosantamonica.com.br/

Adaptação: Profe Janete Motta
CAPA DA AVALIAÇÃO:*** A avaliação é multidisciplinar, porém postarei o restante depois que realizarem. Ok!

3 comentários:

  1. Adorei o site... Gostaria também de avaliações de ciências de história e de português para o quarto ano. GRATA!

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source