COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

terça-feira, 12 de julho de 2011

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS: ÁGUA/ 4º ANO...

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS


1) Faça a leitura da música:


Terra-Planeta Água

“Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos
Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água...

Autor: Guilherme Arantes

2) Trabalhando a música:

a) A água aparece na natureza em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso. A letra da música “Terra – planeta água” faz uma demonstração da água em que estado?
______________________________________________________________


b) A música retrata basicamente o ciclo da água na natureza. Numere corretamente como isso ocorre:

( ) A chuva cai.
( ) O calor do Sol faz a água evaporar.
( ) A água volta ao solo.
( ) Formam-se as nuvens.

c) O autor fala da água dos rios, lagos, cachoeiras etc. Isso significa que temos bastante água, por isso podemos gastá-la à vontade? Justifique:
_______________________________________________________________

d) O autor apresenta diversas situações onde a água é destacada. Mas, sabemos que em nosso planeta a água não é apenas doce. Que tipo de água é encontrada em maior quantidade, no planeta Terra?
_________________________________________________
e) Copie uma frase da música que de um exemplo...
*** de água continental:
_________________________________________________

3) Associe corretamente as partes de um rio:

(a) nascente ( ) É o caminho percorrido pelo rio.
(b) foz ( ) São as terras que ficam de um e de outro lado do rio.
(c) curso ( ) São rios menores que deságuam em rios maiores.
(d) leito ( ) Local onde o rio nasce.
(e) margem ( ) Local onde o rio termina.
(f) afluente ( ) É o terreno sobre o qual as águas do rio correm.

4) Na natureza, a água pode mudar de estado físico, passando, por exemplo, do estado sólido para o líquido, do líquido para o gasoso,... Pensando nisso, leia as situações abaixo e identifique as mudanças de estado físico da água.

*** Situação 1:
Roberto colocou potes com suco de maracujá no congelador. Depois de algum tempo retirou-os e percebeu que o suco não estava mais no estado líquido.

a) O suco passou para que estado físico?
____________________________________________


b) Como se chama essa mudança de estado físico?
____________________________________________

*** Situação 2:
D. Antonia estendeu no varal um pano de chão ainda molhado. Algumas horas depois o pano de chão estava completamente seco.

a) O que aconteceu com a água que estava no pano de chão?
_____________________________________________
b) Como se chama essa mudança de estado físico da água?
_____________________________________________


5) Veja esta receita:


BOLO DE CENOURA

Ingredientes:
3 cenouras, 4 ovos, 3 xícaras de açúcar, 1 xícara de óleo, 3 xícaras de farinha de trigo.
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao forno.

*** Retire da receita um ingrediente:

a) solúvel na água: ________________
b) insolúvel na água: _______________

6) Ligue as propriedades da água as suas características:
a) Incolor sem cor
b) Inodora sem gosto
c) Insípida sem cheiro


7) Cite três medidas que podemos adotar para utilizarmos a água com mais responsabilidade:
a) ______________________________________________
b) ______________________________________________
c) ______________________________________________

BOM TRABALHO!
http://www.colegiosantamonica.com.br/

Adaptação Atividades: Profe Janete Motta

7 comentários:

  1. sou professor de ciencias e biologia e sempre gosto de ver questoes que me ajudem no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. parabéns a essa grande professora, obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. Muito bommmm... Esse material é bem complementado para um bom trabalho de Português e Ciências.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, era o que estava procurando para concluir meu trabalho com meus alunos.

    ResponderExcluir
  5. esta avaliação ficou show!!! parabéns

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela criatividade! Muito útil.

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source