COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 11 de setembro de 2011

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA/ 4º ANO...

1) A BÍBLIA, ONTEM E HOJE ...
Reflexão na Capela:



Bíblia – Livro da caminhada do povo de Deus A Bíblia não caiu pronta do céu. Ela surgiu da terra, da vida do povo de Deus. A Bíblia foi surgindo do esforço comunitário de toda esta gente. Surgiu aos poucos, misturada com a história do povo de Deus.
Portanto, a Bíblia é o resultado de uma longa caminhada, fruto da ação de Deus que quer o bem dos homens, e do esforço dos homens que querem conhecer e praticar a vontade de Deus. É o fruto de um mutirão do povo que procurava praticar, escrever e transmitir a Palavra de Deus presente na vida.
Quem escreveu
Não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Muita gente deu sua contribuição: homens e mulheres, jovens e velhos, pais e mães de família, agricultores, pescadores, gente instruída e gente simples que só sabia contar histórias, sacerdotes e profetas, reis e pastores, apóstolos e evangelistas. Todos deram sua colaboração, cada um do seu jeito.
Antes de ser escrita, a Bíblia foi narrada e contada nas rodas de conversa e nas celebrações do povo. Ela foi vivida por muitas gerações num esforço fiel de colocar Deus na vida e de organizá-la de acordo com a justiça
Escrita por homens e mulheres como nós, a Bíblia nasce em nosso chão, nasce da realidade da vida e dos fatos, das relações e da longa caminhada de um povo. Ela é fruto de um mutirão de fé, de busca e luta em favor da vida.
Sua palavra é a comunicação viva e atuante da presença de Deus em nossa história. Milhões de pessoas encontram nessa fonte sentido para a vida, luz para seus caminhos, descobrindo nestas páginas a ternura, o carinho e a proteção de Deus.
Escolhido para esta experiência, o povo da Bíblia guarda esta revelação como um testamento, uma herança a ser transmitida de pai para filho, de geração em geração, através dos séculos.
Assunto e mensagem da Bíblia
A Bíblia não fala só de Deus, que vai a busca de seu povo, mas também do povo que vai em busca do seu Deus. Ela conta as virtudes e os pecados, os pontos altos e baixos. Nada esconde, tudo revela. Conta os fatos do jeito que foram lembrados pelo povo. Histórias de pecadores que procuram ser santos, histórias de gente opressora que procura se converter e história de gente oprimida que procura se libertar.
A mensagem central da Bíblia é o nome de Deus: Javé, que significa “presença libertadora no meio de nós”.
O anúncio profético
Caindo e levantando, o povo foi andando, procurando ser o povo de Javé e buscando atingir, para si e para os outros, os bens da promessa divina.
Muitas vezes esqueciam o chamado de Deus e se acomodavam. Em vez de servirem a Deus, queriam que Deus servisse aos planos interesseiros que eles mesmos tinham inventado para si. Invertiam a situação! E em vez de paz, justiça e fraternidade, faziam divisão, opressão e discórdia. Nestes momentos de crise e abatimento apareciam os profetas para denunciar o erro e anunciar de novo a vontade de Deus ao povo. Diante das falhas constantes do povo, desviados por seus líderes, os Profetas começaram a alimentar no povo uma nova esperança. Diziam que, no futuro, a vontade de Deus seria realizada através de um novo líder, fiel e verdadeiro, chamado Messias.
Reflexão sobre a realidade
Interpretar a Bíblia sem olhar para a realidade da vida de ontem e de hoje, é o mesmo que manter o sal fora da comida e a semente fora da terra. Deus quer comunicar-se conosco através da realidade da vida. Por meio dela, Ele nos transmite a sua mensagem de amor e de justiça.
A Bíblia foi escrita para nos ajudar a entender melhor o sentido da vida que vivemos e a perceber a presença da Palavra de Deus dentro da nossa realidade.
(Bíblia – Livro feito em mutirão. Carlos Mesters - Paulus)

2) ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO... (sala de aula)


Tema e lema do mês da Bíblia:
Tema: Travessia: passo a passo o caminho se faz
Lema: Aproximai-vos do Senhor (Ex 16,9)

Leitura e interpretação: Ex16

O Mês da Bíblia e a Campanha da Fraternidade de 2011

Nossa Campanha da Fraternidade de 2011 alerta sobre o aquecimento global e uso predatório dos recursos do planeta. O texto do mês da Bíblia mostra o povo no deserto, precisando do essencial (não do supérfluo). Esse essencial está bem representado na necessidade de água e de comida. Uma água amarga se torna potável e parece que nós hoje estamos fazendo o contrário, tornando a água imprópria para consumo. O maná é o alimento essencial suficiente. Pode ser visto como símbolo dos recursos naturais que Deus nos deu no planeta para a sustentação da vida. Mas não pode ser desperdiçado nem acumulado. Não seria isso uma boa continuação da reflexão feita na Campanha da Fraternidade? O povo no deserto caminha com a promessa de uma terra onde mana leite e mel (um lugar bom para se viver). E nós, para onde caminhamos se não aprendermos a cuidar bem do planeta?
http://catequeseebiblia.blogspot.com/2011


Responda as questões abaixo:
a) A Bíblia é o resultado de uma longa caminhada dos homens e é fruto do amor de Deus. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
______________________________________________________________


b) Os escritores da Bíblia queriam prestar um serviço aos irmãos em nome de Deus. Que serviço foi esse? Valeu também para nós? Comente:


______________________________________________________________


c) No Egito, o povo uniu-se para libertar-se da escravidão. E hoje, quais são as organizações que trabalham em favor da libertação do povo?
_____________________________________________________________


d) O que faziam os profetas?
_____________________________________________________________


e) Em sua opinião, como é ser profeta no mundo de hoje?
_____________________________________________________________


f) A Bíblia é a única maneira pela qual Deus nos fala? Explique sua resposta:



_____________________________________________________________


3) PARTILHA
O entendimento pode nascer de uma boa conversa. Para isso, precisamos ouvir e falar. Vamos participar!
Quais são os nossos sentimentos e descobertas sobre o tema estudado?
Quais são os ruídos que nos impedem de ouvir com clareza a Palavra de Deus?

4) ORAÇÃO
Tudo o que há na Bíblia foi revelado para que exista pessoas melhores e um mundo melhor. Portanto, rezemos apresentando a Deus nossos agradecimentos, pedindo que sejamos iluminados pela luz de sua palavra. Pai-nosso...

5) COMPROMISSO
Através da leitura da Bíblia podemos nos comunicar com Deus. Escreva seu compromisso com Deus e como devemos ler a Bíblia e descobrir o que o autor quis dizer:
_____________________________________________________________

FONTE DE PESQUISA:
http://www.concepcionistas.com.br/

Adaptação: Profe Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source