COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PROJETO MISSÕES: 5º ANO...

Estas atividades foram trabalhadas no ano passado, quando estava com uma turma de 4ª série. Então, atualizei alguns dados e resolvi montar este projeto para ser trabalhado no 5º Ano, a pedido de uma professora aqui do RS, que através do blog me pediu o projeto. Como sugestão de livro, para um apoio maior ao planejamento, sugiro o livro Rio Grande do Sul de Piletti- 5º Ano, Ed. Ática.

Projeto Missões Jesuíticas
Escola
Público Alvo: 5º Ano
Turma:
Professora: Janete Motta
Tempo:___/___ à ____/_____

Justificativa:
A história das missões é uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte de variedades de culturas, que integram a identidade brasileira.
A região das Missões muito contribuiu para o desenvolvimento cultural do RS, por isso é fundamental aprofundar os conhecimentos em relação a história missioneira.
A relevância do assunto encontra consonância nos Parâmetros Curriculares Nacionais “ao reconhecer as formas de organização social das comunidades indígena
s e descobrir seu universo cultural, a criança treina seu olhar para o outro, desmonta preconceitos e compreende a
diversidade cultural encoberta pela denominação cultura brasileira”.
A valorização dos grupos sociais traz, ao aluno, a certeza de seu pertencimento como indivíduo e como cidadão e a consciência de que faz parte do processo histórico.
Quando os alunos conhecem a realidade e contribuições de outros grupos sociais aprendem a respeitar diferenças, valorizar as contribuições culturais de outros povos e constroem seu próprio conhecimento sobre este assunto.

Objetivos:
Conhecer e valorizar o patri
mônio cultural dos povos das Missões;
Compreender o que era uma redução jesuítica, seus objetivos e interesses;
Conhecer a forma de organização social das comunidades indígenas nas reduções;
Compreender a importância da cultura indígena.
Entender o modo de vida dos índios nas Reduções, respeitando suas especificidades culturais e identificando em que aspectos sua comunidade é diferente,desfazendo preconceitos em relação à mesma;
Apresentar conteúdos que possibilitem aos alunos construir suas compreensões através de situações que permitam fazer comparação entre diferentes versões de um mesmo acontecimento;
Reconhecer as Missões Jesuíticas como um espaço de proteção e violência, mostrando essa ambivalência através de pesquisas e comentários críticos;
Entender os tratados e conflitos da época;
Reconhecer os povos indígenas e suas culturas como

O que pode ser trabalhado com este projeto?
Formadores do estado do Rio Grande do Sul.
Metodologia:

Leitura e interpretação de documentos e textos;
Exploração de fotos que possibilitem a reflexão sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as diferentes épocas;
Levantamento do vocabulário indígena desconhecido pelos alunos com seu respectivo significado;
Construção de painel representativo da vivência indígena (moradia, festas,rituais);
Leitura de mitos e lendas indígenas e dramatização dos mesmos;
Releitura de obra indígena;
Construção de maquete: Missão Jesuítica
Leitura de mapas e localização das tribos indígenas existentes;
Produção de Textos;
Valorização das danças e músicas através de paródias e teatro;
Campanha de roupas, brinquedos e materiais de higiene que serão doados às comunidades indígenas carentes durante a viagem de estudo;
Exposição de maquetes, objetos indígenas, painel, palavras indígenas e significados.

Culminância:

Passeio de Estudos às Ruínas de São Miguel.
Construção de maquete: Missões

Recursos:
CD’s;
Vídeos;
Internet;
Livros didáticos;
Exploração de imagens;
Entrevistas;
Consultas de documentos;
Jornais;
Trabalhos em grupo;
Mapas;
Argila;
Tinta colorida
Passeio

Avaliação:
Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo.

Língua Portuguesa: Leitura e escrita formal e informal; Comentário participado; Produção de textos.

Ensino Religioso:
Paralelo entre a religião Indígena e a Católica.
Religiosidade Indígena antes e depois de serem catequizados.

Artes: Confecção de Painel e maquete; Arte Indígena nas Missões; Releitura da obra- ABAPORU de Tarcila do Amaral

História/Geografia: O que eram as Missões ou Reduções Jesuíticas?
Objetivos e interesses das Missões
Estrutura das Missões- Mapa
Modo de vida dos índios nas Missões
Os Sete Povos das Missões e suas localizações no mapa do Rs
A criação de gado na época das reduções e hoje
Vacaria do Mar e Vacaria dos Pinhais
Tratado de Madri
Tratado de Santo Idelfonso
Guerra Guaranítica
O abandono das Reduções
O Tombamento e o Patrimônio Histórico

Matemática: Histórias Matemáticas utilizando índios e trabalhos que realizavam nas Missões (plantação, criação de gado, artesanato, horários, etc.)
Divisão por dois algarismos usando a política dos índios (Tudo repartiam entre eles)

Ciências: Solo e técnicas de plantio dos índios e técnicas de atualmente.
Alimentos Indígenas

Fontes de Pesquisa:
LAS CASAS, Bartolomeu. O paraíso destruído. 2. Ed. Porto Alegre: Editora L&PM, 1984.
http://www.escolabarao.net/viagem_ruinas.html.
http://professoraclara.com/set/expterri.php
www.twuturismo.com.br/patrimonio_missoes_guar...
http://turmadaprofejanete.blogspot.com/

Anexos:
1) Texto:

Tratado de Santo Ildefonso

O primeiro Tratado de Santo Ildefonso foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha em 1777, e tinha como objetivo acabar com a disputa pela posse da Colônia de Sacramento e outras regiões, na América do Sul entre as duas nações européias. A Inglaterra e a França foram os países que intermediaram este tratado, graças ao seu interesse político no fim dos conflitos entre portugueses e espanhóis.
O tratado levou o nome de Santo Ildefonso por ter sido assinado no município de mesmo nome na Espanha, na província de Segóvia. Foi nesse mesmo município onde posteriormente foram assinados outros dois tratados entre a Espanha e a França, levando também o nome do primeiro.
Assinado em 01 de Outubro de 1777, o primeiro Tratado de Santo Ildefonso definiu que a colônia de Sacramento e a Ilha de São Gabriel, atualmente na região do Uruguai, e a região dos Sete Povos das Missões, atualmente na área oeste do estado do Rio Grande do Sul, ficariam de posse da Espanha, e Portugal exerceria posse sobre a margem esquerda do rio da Prata e novamente sobre a ilha de Santa Catarina, que tinha sido ocupada pelos espanhóis pouco tempo antes.
Com a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, que restabelecia algumas linhas gerais do Tratado de Madrid, defendida por Alexandre de Gusmão, o território de São Pedro do Rio Grande ficou cortado ao meio, no sentido longitudinal, próximo a cidade atual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
O Tratado de Madri, assinado em 1750, concedia algumas vantagens maiores a Portugal, mas foi anulado em 1761 pelo Tratado de El Pardo. Os numerosos tratados assinados não costumavam obter êxito nos trabalhos de demarcação, e Portugal acabou mantendo a posse dos territórios na América do Sul, como a região dos Sete Povos das Missões, conquistadas poucos anos mais tarde pelos gaúchos Manuel dos Santos Pedroso e José Borges do Canto.
Fonte: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/tratado-de-santo-ildefonso/

1) TEXTO: Missões Jesuíticas Guarani.

*** Leitura e comentário.

Missões ou Reduções são denominações dadas a antigas aldeias indígenas guaranis, organizadas e administradas por Jesuítas - uma ordem religiosa da Igreja Católica fundada na Europa em 1534 pelo Padre Inácio de Loyola, da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como os jesuítas, uma ordem religiosa católica romana, que teve grande importância na Reforma Católica. Atualmente a Companhia de Jesus é a maior ordem religiosa católica no mundo.
Os Jesuítas vieram ao Brasil com o objetivo de disseminar os princípios civilizadores, educativos e evangelizadores da sociedade cristã européia.
Resumindo, queriam que os povos indígenas adotassem a religião católica. Os Padres Jesuítas também fundaram colégios e conventos.
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas do período das Missões Jesuíticas, um lugar de visita fundamental para quem deseja entender as raízes do sul do Brasil e da América Latina.
Construídas nas terras dos índios guaranis no século 18, entre 1735 e 1745, cada uma delas é caracterizada por uma disposição específica e um estado diferente de conservação.
www.twuturismo.com.br/patrimonio_missoes_guar...
Adaptação: Profª Janete Motta

2) Dicionário:
a) disseminar:_________________________________________

3) Responda:

a) As Missões Jesuíticas foram organizadas e administradas por quem?

*** Qual era o objetivo das Missões Jesuíticas?

b) Em sua opinião, você gostará de conhecer as Ruínas de São Miguel em outubro? Por quê?

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA: MISSÕES

1) Responda:

a) As missões foram criadas por quem?

*** Por que as missões foram criadas?

b) Sabemos que no Rio grande do Sul existiram os Sete Povos das Missões. Cite o nome de três destes povos:
__________________________, ____________________________, __________________________

***Dos Sete Povos das Missões, qual você visitou através da nossa viagem de estudos?

2) Marque a alternativa correta:
b) Depois de muitos ataques, jesuítas e índios acabaram abandonando as aldeias e deixando o gado solto nas pastagens, tornando esta região conhecida como Vacaria do...
( ) Mar ( ) Jesuíta ( ) Bandeirantes

c) Nome dado a atividade de criação de gado:
( ) agricultura ( ) pecuária ( ) indústria

d) Estado em que o gado era conduzido para ser vendido:
( ) rio de Janeiro ( ) São Paulo ( ) Rio Grande do Sul

e) Uma das cidades onde formaram-se as vacarias e primeiras charqueadas do Rio Grande do Sul:
( ) Pelotas ( ) Bagé ( ) Porto Alegre

f) País europeu que passou a dominar o Rio Grande do Sul após a assinatura do Tratado de Madri:
( ) Espanha ( ) França ( ) Portugal
f) Foi a primeira forma de organização dos padres e índios, iniciou em 1729. Mais tarde foram destruídas pelos bandeirantes:
( ) Reduções ( ) Aldeias ( ) tribos

BOM TRABALHO!!!!!!

1) CONCLUSÃO: VIAGEM DE ESTUDOS ÀS MISSÕES

A guerra entre os portugueses e os espanhóis que ali aconteceu obrigou os índios a destruírem aquilo que levaram tanto tempo a construir. Eles lutavam por seus ideais e pela sua fé, e não admitiram a idéia de entregar o que tinham feito a aqueles que pensavam que detinham o poder. Foi em 1750 que à colônia de sacramento foi entregue a Espanha em troca dos sete povos, tudo isso graças ao tratado de Madri.
A viagem foi encantadora e o lugar conseguiu repassar a história por todos os lugares, desde a entrada da cidade de São Miguel até o fim da viagem no espetáculo Som e Luz. E o mais legal de tudo é que as Ruínas são muito visitadas, isso demonstra o quanto foi importante às missões para o povo sulino. Conhecer nosso passado é não somente dever, mas sim uma obrigação. A arquitetura impressiona, o projeto de criação e a forma como a redução era dividida também. Uma viagem que valeu a pena realizar, tanto pela beleza do lugar, quanto pela história.
Através desta viagem, conseguimos ter uma ideia de como funcionavam as reduções jesuíticas e como era a arquitetura missioneira existente na época. Conhecer as Ruínas de São Miguel permitiu reviver a fantástica obra evangelizadora dos Padres da Companhia de Jesus e a sua determinação em converter à fé cristã os indígenas que habitavam esta região da América. Em busca desse ideal, sacerdotes e índios criaram e deixaram a história nas pedras das ruínas que restaram dos sete povos.

2) Escreva aquilo que mais chamou sua atenção, durante nossa visita às missões. Justifique:

***Agora, escreva o que você não apreciou. Justifique:

3) Você achou válido o nosso passeio? Por quê?

4) Registre o nosso passeio, através de desenho:

http://turmadaprofejanete.blogspot.com/

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