COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TEMPO E CLIMA: 4º ANO...

Tempo e Clima

As pessoas geralmente utilizam as palavras clima e tempo como sinônimas, porém tais empregos ocorrem de forma incorreta, pois cada palavra representa um significado distinto, ou seja, são diferentes.
O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Em diferença, o clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante.
O tempo pode mudar de uma hora pra outra. Em uma região onde o sol está forte, pode em questão de minutos ter o céu coberto por nuvens que inibem o calor do sol e traz um clima agradável. Isso é possível graças às massas de ar que se deslocam e flutuam pela troposfera, influenciando o tempo e conseqüentemente o clima de diversos locais do planeta. As condições do tempo típicas de uma certa região são chamadas de clima. E as características geográficas do lugar influenciam no clima de diversas maneiras. O que causa maior efeito são as montanhas e os oceanos. Mas também podemos sentir a diferença do tempo entre as cidades e as zonas rurais.

Quando o vento sopra contra as montanhas, o ar sobe e fica mais frio. O vapor de água no ar frio se condensa, formando nuvens. É por isso que o topo de certas montanhas fica sempre coberto de nuvens.

Os oceanos contribuem para as mudanças de temperatura nos lugares próximos ao mar. A terra absorve o calor do Sol mais rápido que os mares, então, o ar que cobre a terra sobe, e um ventinho fresco sopra do mar para tomar o seu lugar.

Em climas tropicais, como o que existe na maior parte do Brasil, uma brisa marinha pode baixar a temperatura de 8 a 11 ºC em meia hora. É por isso que, quando a gente está na praia, mesmo com aquele sol de rachar, quase não dá para sentir a pele queimar. Só vamos sentir mais tarde, quando estiver tudo ardendo. Ai, como dói! É melhor usar sempre o protetor solar!

As cidades normalmente são mais quentes que as áreas rurais por causa dos automóveis, das indústrias e dos sistemas de ar condicionado, que produzem calor. Além disso, as ruas pavimentadas e as paredes das construções absorvem mais calor do sol e aquecem o ar.

Mas esse aquecimento das cidades não faz parte da natureza, é obra do homem, e está causando um desequilíbrio na Terra chamado efeito estufa, que pode trazer conseqüências gravíssimas para o planeta e para todos nós.

Ooobaaa!!! Neste fim de semana vai dar para ir até o clube, pegar uma praia, jogar futebol, passear no parque...

É muito legal quando a gente quer fazer um passeio e ouve a previsão do tempo dizendo que vai fazer sol, que a temperatura não vai cair e aquela chuvinha não tem nem chance de aparecer, não é?

Mas a previsão do tempo não serve só para isso. Muitas outras coisas dependem dela. Para as

companhias aéreas, por exemplo, as informações sobre o tempo são importantíssimas, pois sérios acidentes podem acontecer por causa de nevoeiros, tempestades, neve e até ventos muito fortes.

Os agricultores também dependem da previsão do tempo para planejar as plantações e proteger as colheitas. As usinas de eletricidade precisam saber se vai fazer frio para prever quanta energia a população vai consumir. As previsões podem até salvar vidas, avisando navios em alto-mar sobre tempestades e furacões.

Com o tempo, não se brinca. E quem sabe muito bem disso são as mães. Toda vez que elas dizem para levar guarda-chuva ou agasalho porque vai esfriar, a gente pode confiar. Elas não erram nunca!

Para que os cientistas possam fazer a previsão do tempo, eles precisam segui-lo de todas as maneiras: por terra, pelo mar e pelo ar. Além de termômetros, barômetros e higrômetros, computadores, satélites artificiais e vários outros instrumentos são usados nessa perseguição.

Fonte de Pesquisa: Mundo Educação e Canal Kids

Tempo para Santa Maria - RS - 26/10/ até 29/10/11

19°C

qua

qui

sex

sáb

Parcialmente ensolarado

Ensolarado na maioria

Ensolarado na maioria

Ensolarado na maioria

Nublado

Vento: O a 13 km/h

Umidade: 73%

Clima: Subtropical úmido

25°

25°

28°

11°

23°

13°

*** Completar com desenhos de acordo com orientações da professora.

1) Marque a resposta correta :

a) Tempo é:

( ) estado momentâneo que ocorre por causa do ar atmosférico que pode ser lento ou rápido.

( ) um local do planeta com muitos ventos.

( ) é uma previsão se vai ter chuva.

b) Clima é:

( ) quando o vento sopra sobre a montanha.

( ) conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante e duradoura.
( ) produção de calor.

c) Clima do Brasil:

( ) subtropical

( ) tropical

( ) subtropical úmido

*** O clima do nosso município é_________________________.

d) Características geográficas que mais influenciam o clima de um lugar:

( ) rios e lagos

( ) montanhas e oceanos

( ) vegetação e relevo

1) Responda:

a) Por que a previsão do tempo é importante para...

*** as companhias aéreas?

*** agricultura?

*** as usinas de eletricidade?

*** os navios em alto mar?

6) Tarefas: Pesquise a previsão do tempo para quinta- feira, da próxima semana.

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

Um comentário:

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source