COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

NATAL...TAMBÉM É EPOCA DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: 4º ANO...


1) O texto a seguir trata da Floresta Amazônica. Que informações você acha que ele nos revela?
Leia e descubra:

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, tão grande que ocupa quase metade do Brasil e parte dos países vizinhos. Mas até uma floresta grande assim pode acabar.
O homem está derrubando a mata sem cuidado, seja para aproveitar a terra ou para vender a madeira. Já foi destruído mais de meio milhão de quilômetros quadrados da Amazônia, o que é maior que a área da França.
Para ficar de olho no que está acontecendo e impedir que a floresta desapareça, muita tecnologia está sendo usada.

Aviões espiões
Equipados com radares e outros aparelhos, procuram quem esteja destruindo a floresta.

Correndo contra o relógio
Conte dez segundos. Nesse tempo, um pedaço da Floresta Amazônica, do tamanho de um campo de futebol, acabou de sumir. Mais dez segundos, outro campo, mais dez... Se isso não mudar, a floresta não vai durar muito.

No espaço
Da órbita da Terra, satélites tiram vários tipos de fotos da Amazônia. São fotos de infravermelho, raio x e outras, que registram o que o olho humano não é capaz de ver. Algumas até identificam as queimadas, uma das formas mais comuns e destrutivas de abrir espaço na floresta. A área é fotografada em pedaços. Depois, eles são montados para mostrar a floresta inteira. As imagens são transmitidas para a Terra por sinais de rádio.

Radares
Espalhados pela floresta, eles vigiam aviões suspeitos. As informações dos radares, mais dos aviões espiões, são enviadas por satélites aos centros de controle, onde são reunidas e mostram o que está acontecendo.

A riqueza na Amazônia
Imagine um campo de futebol. Se você pegar um pedaço da Floresta Amazônica do mesmo tamanho, você pode contar nele mais de 100 tipos de árvores! Isso sem falar nas centenas de plantas e bichos.
Na Amazônia brasileira, que tem cinco milhões de quilômetros quadrados, cabem mais ou menos 873 milhões de campos de futebol. Alguns cientistas dizem que a metade de todos os tipos de seres vivos do mundo está na Amazônia.
Fonte: Almanaque Recreio. São Paulo, Abril, 2003.

2) Vocabulário:
a) radares: equipamentos usados para localizar e determinar a distância de um objeto afastado.
b) satélite: no texto, corpo celeste artificial que obtém informações pela utilização de fotografia.
c) infravermelho: tipo de radiação, emissão de energia.

3) Assinale com um ( x ) a informação verdadeira a respeito do texto:
( ) É um texto poético.
( ) É um texto descritivo.
( ) É um texto informativo.

4) Responda:
a) Por quais motivos a Floresta Amazônica está sendo destruída?
____________________________________________________________________________
b) Em termos de tecnologia, o que tem sido feito para impedir que a floresta desapareça?
____________________________________________________________________________

5) Abaixo, existe uma palavra “intrusa” no que diz respeito à tonicidade.

Amazônica- órbita- países- satélites- árvores
a) Circule a palavra e classifique-a na linha a seguir:
___________________

b) Marque ( x ) na opção correta:
*** Todas as outras palavras podem ser classificadas como:
( ) Oxítonas. ( ) Paroxítonas. ( ) Proparoxítonas.

c) Complete a regra de acentuação abaixo:
Todas as _______________ são acentuadas na antepenúltima sílaba..

6) Complete o texto abaixo com as palavras mas ou mais:

Cada vez ______ a nossa floresta está sendo devastada. O homem aparece sempre como o principal causador desse problema.
Muito ______importante do que apontar as causas é tentar retroceder as consequências, ______ para isso o homem precisa saber que só conseguiremos salvar o planeta, quando realmente soubermos da sua importância.

7) Reescreva a frase abaixo, substituindo as palavras que se repetem pelo pronome adequado:
Os aviões espiões são equipados com radares e outros aparelhos, para que os aviões espiões possam procurar quem esteja destruindo a floresta.
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

8) Leia a frase abaixo e sublinhe as palavras paroxítonas, acentuadas ou não:

O repórter escreveu uma notícia sobre as maravilhas amazônicas.

9) Complete o texto abaixo com as palavras corretas, escritas entre parênteses:
Parece ____________(abisurdo / absurdo), mas de cada 100 toneladas de lixo produzidas diariamente, 30 toneladas ficam espalhadas pelas ruas.
Podemos __________(obiservar / observar) isto facilmente ao sair na rua e _____________(detectar / detequitar) que o homem é o principal _____________ (adversário / adiversário) da natureza.
Mesmo sendo o responsável pelo _______________ (desequilíbrio / deseclíbrio) causado ao meio ambiente, é o único ____________ (apto / apito) a resolver o problema.

10) Leia as frases abaixo e explique em que sentido as palavras destacadas foram empregadas:
a) Eu tenho a chave do problema contra a poluição. _________________________________________________
b) Perdi a chave do carro. _________________________________________________
c) Ele é o cabeça da equipe para salvar a floresta. _________________________________________________
d) O homem quebrou a cabeça para achar uma solução.
_________________________________________________
e) Joana é cabeça-oca porque joga lixo no chão.
_________________________________________________
Atividades: Colégio Santa Mônica
Adaptação: Profe Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source