COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 24 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO DA POESIA: O TEMPO DA ALEGRIA/ 4º ANO...

***Fui presenteada por minha aluna Isadora com esta linda poesia, de sua autoria. Com a permissão dela e de sua mãe resolvi postar aqui e trabalhar com toda a turma. Acredito ser um grande incentivo para que todos sintam vontade de criar outras, tão lindas quanto esta.


1) Leia a poesia da nossa coleguinha Isadora:

O Tempo da Alegria

Quando eu era criança,
decidi só aproveitar,
sendo que sempre fui feliz,
e agora não tenho do que reclamar!

Mas o mundo mudou,
agora é tudo diferente,
a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.

E o nosso carrinho reciclável agora virou a poluição,
e se o mundo continuar assim,
meus netos, bisnetos... No futuro terão do que reclamar,
Sendo que a poluição vai aumentar!

Isso é um aviso:
Cuide do planeta!

Autora: Isadora Brum R. da Silva-9 anos/ 4ºANO

2) Trabalhando a poesia:
a) Nº de estrofes:____
b) Nº de versos:____
c) Pares de rimas:___________________, __________________ .

d) Quando aconteceu o “Tempo da Alegria” para a autora?

e) Como ela sentia-se nesse tempo?

***Em sua opinião, por que ela sentia-se assim?

f) Assim como a autora, você concorda que o mundo mudou? Justifique:

*** Você acredita que o mundo mudou para melhor ou pior? Comente:

g) “a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.”
Você acha importante o uso desta tecnologia pelas crianças? Justifique:

h) Por que a autora afirma que netos e bisnetos terão o que reclamar no futuro?

i) A poesia da nossa coleguinha Isadora é um apelo para modificar algo. Escreva que apelo é este:


3) Considerando que nosso colégio está de aniversário este mês, e você é um(a) aluno(a) bastante criativo, crie uma linda poesia para presenteá-lo:


Interpretação da poesia elaborada por: Profe Janete Motta



sexta-feira, 22 de abril de 2011

O RIO: AULA INTERDISCIPLINAR DE PORTUGUÊS, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E ARTES/ 4º ANO...




1) Texto para leitura:
O rio

Era uma vez uma aldeia à beira de um rio. Era o rio mais bonito que se possa imaginar, com margens cobertas de gramas, línguas de areia clara e uma água brilhante que refletia o céu e o arvoredo.
Toda a gente da aldeia precisava do rio. As lavadeiras iam ali lavar a roupa, os pescadores sentavam-se na margem e apanhavam bons peixes, os lavradores regavam as suas terras à beira do rio, os moleiros aproveitavam a força da água corrente para fazer andar a roda do moinho e até os meninos pequenos precisavam do rio para tomarem grandes banhos e deitarem os seus barquinhos de papel. A aldeia vivia do rio.
E o rio corria tranquilamente entre as margens verdes, corria, murmurando baixinho... As pessoas alegres diziam que o rio cantava e as pessoas tristes diziam que o rio chorava: ao certo, ninguém sabia.
Esteves de Lemos, “A Menina de Ferro” (adaptado)

2) Trabalhando o texto:

a) Onde acontece a história?
__________________________________________________________________

b) Faça a descrição do rio:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) A expressão: “E o rio corria tranquilamente...” significa:

• Que o rio corria devagar
• Que o rio fazia barulho
• Que o rio andava depressa

d) Se você morasse próximo deste rio, acharia que o som dele era um choro ou um canto? Justifique:
____________________________________________________________

e) “Toda a gente precisava do rio.
Completa as frases, dizendo qual o proveito que cada personagem tirava do rio:

As lavadeiras- __________________________________________________
Os pescadores- __________________________________________________
Os lavradores- __________________________________________________
Os moleiros- __________________________________________________
Os meninos- __________________________________________________

3) Retire do segundo parágrafo:

a) adjetivos ____________ ____________ ________________
b) substantivos comuns ____________ ____________ ________________
c) verbos (ações) ____________ ____________ ___________ ____________

4) Escreva duas palavras da mesma família:
a) rio:__________________, ____________________

5) O rio corria tranquilamente entre as margens verdes.
• Passe a frase para:
a) presente:______________________________________________
b) futuro:________________________________________________

http://www.eb1-recovelas.rcts.pt/
Adaptação: Profe Janete Motta

6) O Rio e suas partes

Os rios são cursos de água que correm por um leito. Vejamos algumas definições importantes sobre os rios:
- Nascente: local onde o rio nasce.
- Foz: local onde o rio termina.
- Curso: é o caminho percorrido pelo rio.
- Leito: é o terreno sobre o qual as águas do rio correm.
- Margens: são as terras que ficam de um e de outro lado do rio.
- Afluentes: são rios menores que deságuam em rios maiores.

***Agora, observe o desenho e pinte: (postarei depois)

7) Aproveitamento dos rios

Os rios podem ser aproveitados de diversas formas, uma delas é gerar energia elétrica para iluminar cidades, residências e no funcionamento das indústrias. Outra forma também é o aproveitamento dos rios para a pesca, navegação, no transporte de pessoas e mercadorias.
O Brasil é um país que apresenta um elevado potencial hidrelétrico, uma vez que a maioria de seus rios são de planalto, com exceção dos amazônicos que estão em terras baixas, ou seja, em planícies servindo para a navegação.
Em nosso município o Rio Vacacaí-Mirim é um importante rio, pois serve para abastecer a nossa população, através de uma barragem construída no Campestre do Menino Deus.


Foto da barragem do Rio Vacacaí-Mirim


8) Marque a alternativa correta:

a) No Brasil, predominam rios de:
( ) planícies ( ) planaltos ( ) depressões

b) Os rios brasileiros podem ser aproveitados:
( ) somente para navegação no transporte de pessoas e mercadorias.
( ) para a geração de energia elétrica e para a navegação.
( ) apenas para a geração de energia elétrica.

c) Rios que correm em terras baixas são denominados rios de planícies e apresentam as características abaixo:
( ) elevado potencial hidrelétrico e muitas cachoeiras.
( ) bom para navegação quando não encontram obstáculos.
( ) potencial hidrelétrico e bom para navegação em todo o seu percurso

c) Um dos rios de Santa Maria que abastece nossa população:
( ) Rio Ibicuí ( ) Rio Vacacaí ( ) Rio Jacuí


d) A fórmula química da água é:

( ) H3O ( ) H2O ( ) CO2



9) Escreva cinco utilidades da água para a nossa vida:

__________________________________
__________________________________

10) A água apresenta-se na natureza em três estados. Represente-os através de desenhos:
a) sólido:
b) líquido:

c) Gasoso:



http://patriciaeducadora.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta

11) Resolva:


a) Uma senhora lavou 7 dúzias de roupas num dia. Sua vizinha lavou 6 dúzias e meia. Ao todo, quantas roupas as duas lavaram?
Cálculos:


R:__________________________________________________________________
*** Quantas roupas a senhora lavou a mais que sua vizinha?

Cálculo:***************P.R:


R:__________________________________________________________________


b) Um grupo de 8 pescadores conseguiram pescar 1.060 peixes. Eles repartiram os peixes entre eles. Quantos peixes cada pescador ficou?

Cálculo:****************P.R:


R:_________________________________________________________________


***Quantos peixes sobraram?____
***O que eles fizeram com os peixes que sobraram?_________________________________________________________________


c) Uma embarcação transporta 176 passageiros de uma margem do rio para outra. Quantas pessoas tranportarão 9 embarcações iguais a esta, considerando que uma delas transportará só a metade de passageiros?
Cálculos:


R:_________________________________________________________________


12) Calcule Certinho:

a) o sétuplo de 1.378 peixes:

Cálculo:**********************P.R:


b) a nona parte de 15.784 barcos:

Cálculo:*********************P.R:


13) De o valor relativo do resultado do cálculo "a e b":


14) Escreva doze números consecutivos do resultado do cálculo"a":


15) Represente as partes de um rio através de conjunto:

R= {______________________________________________________________}


16) Artes:

Monte uma maquete de um rio e suas partes.

Material: tampa de caixa de sapato, massinha de modelar, palitos e retalhos de papel.


Atividades de Matemática e Artes: Profe Janete Motta

AZUL E LINDO: AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS/ 4º ANO...

***Leia com atenção:



AZUL E LINDO...

É um belíssimo livro que fala da importância do cuidado com a casa de todos nós: o planeta Terra. O que fazer para impedir que os solos se tornem desertos, que as águas fiquem envenenadas e que as florestas sejam devastadas? Como preservar o meio ambiente para que possamos viver com qualidade e para que as futuras gerações encontrem um planeta como deve ser: azul e lindo.
http://www.salamandra.com.br/

a) Escreva o que você está fazendo para tornar nosso planeta “azul e lindo”:

______________________________________________

______________________________________________
______________________________________________

1) Observe o desenho do Cebolinha no 3º quadrinho:
a) Como podemos classificar o astro que o Cebolinha desenhou?
( ) Planeta. ( ) Estrela. ( ) Satélite.

b) Como seria a Terra, se este astro não existisse?
____________________________________________________________________


2) Observe parte do Sistema Solar e escreva o nome de cada imagem indicada:
a) Por que existem os dias e as noites?
___________________________________________________________________

b) Sobre a Lua, complete corretamente as frases com as palavras dos parênteses:

a) A Lua é o único ________________ natural da Terra. (satélite – planeta)
b) Só enxergamos a Lua porque ela é ________________ pelo Sol. (aquecida – iluminada)
c) A Lua gira ao redor ____________________. (da Terra – do Sol)

3) Pensando no que foi aprendido sobre a Terra, coloque (V) para as frases verdadeiras ou (F) para as frases falsas:
( ) A Terra é um planeta do Sistema Solar.
( ) A camada de ar que envolve a Terra é chamada de atmosfera.
( ) A maior parte da superfície da Terra é coberta por terras.
( ) Vista do espaço a Terra tem uma cor amarronzada.
( ) A Terra tem a forma arredondada.

4) Antonie Van Leeuwenhoek, um cientista bastante curioso, passava seu tempo livre estudando lentes de vidro e construindo microscópios.
Um dia, ele observou ao microscópio resíduos retirados dos seus dentes. Que surpresa!
Minúsculos seres vivos foram observados pelo pesquisador. E eles estavam por toda parte: na poeira, no solo e até na água!
(Coleção Pitanguá - Ciências)

a) A invenção do microscópio é considerada um avanço tecnológico. Como você explicaria o que é tecnologia? Pinte o quadrinho da resposta correta:

( ) Tecnologia é o uso dos conhecimentos científicos para melhorar e facilitar a
vida humana.
( ) A tecnologia é uma máquina que serve para criar algo.

b) De acordo com o texto, podemos afirmar que o microscópio é um aparelho utilizado para ampliar imagens de seres e objetos invisíveis a olho nu. Pensando nisso, marque com (X) em que tipo de tecnologia podemos classificar o microscópio:

( ) Tecnologia da saúde.
( ) Tecnologia dos alimentos.
( ) Tecnologia da comunicação.

5) Responda:

a) De acordo com os cientistas, como surgiu o universo?
____________________________________________________________________
6) Marque a expressão que completa cada frase:

a) Na Terra Primitiva não era possível a vida se desenvolver porque...
( ) era muito frio. ( ) era muito quente. ( ) chovia demais.

b) A Terra se resfriou muito, começou a haver acúmulo de água líquida em regiões mais baixas, formando...
( ) as cavernas.
( ) os lagos, mares e oceanos.
( ) o ar.

c) A vida em nosso planeta começou...
( ) na terra. ( ) nos oceanos primitivos. ( ) no ar.

d) O surgimento da vida, na Terra, só se tornou possível com algumas mudanças ocorridas...
( ) no clima e na composição dos gases atmosféricos.
( ) no solo.
( ) na água.

“Estudar Ciências nos ajuda a termos mais responsabilidade com o nosso planeta.”
http://www.colegiosantamonica.com.br/

Adaptação: Profe Janete Motta
CAPA DA AVALIAÇÃO:*** A avaliação é multidisciplinar, porém postarei o restante depois que realizarem. Ok!

TEXTO- O HOMEM E O MUNDO: AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA/ 4º ANO...

1) Leitura:

O HOMEM E O MUNDO

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios para melhorá-los.
Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
O cientista nervoso pela interrupção pediu que o filho fosse brincar em outro lugar.
Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho, com o objetivo de distrair sua atenção.
_ Você gosta de quebra-cabeças?
O garoto balançou a cabeça afirmativamente.
_Então, vou lhe dar o mundo para consertar! Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho, viu?
Passadas algumas horas, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
_ Pai, pai...já fiz tudo!!! Consegui terminar tudinho!!!
Seria impossível, na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que jamais tinha visto.
Para sua surpresa, o mapa estava completo!
Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
Como o menino tinha sido capaz?
_Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
_ Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do HOMEM.
Virei os recortes e comecei a consertá-lo. Quando consegui consertar o HOMEM, virei a folha e vi que havia consertado o MUNDO!!!
http:www.bacaninha.com.br/ Texto adaptado

2) Trabalhando o texto:
a) A preocupação do cientista era:
( ) Encontrar uma maneira para distrair seu filho.
( ) Encontrar maneiras para resolver os problemas do mundo.
( ) Encontrar uma maneira de entender como o filho conseguiu montar o quebra-cabeças.

b) Quem queria ajudar o cientista no trabalho?
____________________________________________________

c) O cientista descobriu como o mundo poderia ser consertado com seu filho de apenas sete anos.
***Pinte de azul os dois parágrafos onde o menino diz qual é a solução para consertar o mundo:

d) Você concorda com a opinião do menino para consertar o mundo? Justifique:
________________________________________________________
3) Em nossas aulas de Geografia, aprendemos que o mundo pode ser representado de duas maneiras:_________________________, _______________________

4) O nosso planeta Terra possui ambientes onde o homem vive. Represente o ambiente...
a) Natural:




b) Modificado:

5) O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades.
Como precisava de água, morava perto dos rios. Explique por que ele fazia isto:
______________________________________________________________
______________________________________________________________

6) Marque a alternativa correta:

* Contribuiu para que grande quantidade da natureza fosse destruída e isso acarretou grandes problemas à vida do planeta:
a) ( ) Plantação de árvores frutíferas.
b) ( ) O crescimento populacional dos seres humanos.
c) ( ) O crescimento da fauna e flora.

* Tem causado muitos problemas, como a destruição da camada de ozônio, favorecendo o aumento de doenças como o câncer de pele e as doenças respiratórias:
a) ( ) a poluição do ar
b) ( ) a poluição da água
c) ( ) a poluição sonora

* As cidades estão tão cheias, lotadas de pessoas consumindo todo tipo de alimentos e produtos de que necessitam para sobreviver. Isto aumenta também:
a) ( ) o lixo produzido e a poluição no mundo.
b) ( ) a família brasileira.
c) ( ) a qualidade de vida das pessoas.

* Geografia é :
a) ( ) Estudo dos rios.
b) ( ) Estudo e construção de mapas.
c) ( ) Muito mais do que saber dos acidentes geográficos. Está intimamente ligada ao estudo da relação do homem e da sociedade com a natureza.

7) Complete com as informações sobre o...
NOSSO PLANETA:
a) Nome:___________
*** Posição no sistema solar:____
*** Galáxia que pertence:_____________
b) Forma:_____________________
c) Conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos:_________________
d) Conjunto de linhas traçadas de leste a oeste, paralelas ao Equador:_____________
e) Satélite natural:_________
f) Maior estrela:__________
g) Três partes do nosso planeta é composto de_________ e uma parte de _____________ .
h) Nome de dois oceanos do nosso planeta:__________________________________________ .

8) Ilustre o planeta Terra:

a) Trace o principal paralelo: Linha do Equador


b) Trace o principal meridiano: Meridiano de Greenwich

BOM TRABALHO!!!

Capa da Avaliação-Quebra- cabeça: O Homem e o Mundo
Elaborada por: Profe Janete Motta

AZUL E LINDO: AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA: 4º ANO...

1) O Brasil é um país do planeta Terra e possui uma população estipulada em 190.732.694 habitantes, de acordo com o senso de 2.010.
*** Faça o que se pede com o número de habitantes:

a) Coloque o número de habitantes no Quadro Valor Lugar:

b) Quantas classes possui esse número?_______________________________________

c) Quantas ordens possui esse número? ______________________________________

d) De o Valor Relativo e o Valor Absoluto:

7- V.R: __________ V.A:____________
2 -V.R: __________ V.A:____________
6 -V.R: __________ V.A:____________
9 -V.R: __________ V.A:____________

e) Este número é par ou ímpar? _________________
f) Escreva cinco números consecutivos dele:_________________________________

2) Complete os conjuntos e classifique-os em: F finito, I infinito, V vazio ou U para unitário:

a) Conjunto de três planetas do sistema Solar:
S={ _____________________________________ } ( )

b) Conjunto do satélite natural da Terra:
T= {__________ } ( )

3) Resolva com atenção as histórias matemáticas abaixo:
a) Uma biblioteca tem 7 centenas e meia de livros sobre o Planeta Terra, sendo 3 centenas sobre a fauna e 4 dúzias sobre a flora e o restante sobre a preservação do planeta.
• Número de livros sobre o Planeta Terra:_________
• Número de livros sobre a fauna:_________
• Número de livros sobre a flora:__________

• Quantos são os livros sobre a fauna e a flora do nosso planeta?
Cálculo:***************** P.R.


R:_____________________________________________________


• Quantos são os livros sobre a preservação do planeta?
Cálculo:***************** P.R.


R:_____________________________________________________


b) A ONU (Organização das Nações Unidas) organizou uma reunião sobre a sustentabilidade do planeta. Nesta reunião compareceram 2.178 pessoas. Elas foram organizadas igualmente em 6 salas. Quantas pessoas ficaram em cada sala?
Cálculo: ******************P.R.


R:_____________________________________________________

c) Um atlas contém 365 mapas. Quantos mapas terão em 4 atlas iguais a este?
Cálculo: ******************P.R.


R:___________________________________________________


BOM TRABALHO!!!

Elaborado por: Profe Janete Motta

TEXTO: AZUL E LINDO- AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR/ 4º ANO...



1) Leia o texto a seguir com atenção:

AZUL E LINDO

Este é o planeta Terra. E aqui que nós moramos. E é aqui que vamos morar para sempre.
Há muito tempo que o homem vem tentando conhecer melhor o universo. Nesta buscas são usados: telescópios cada vez mais poderosos, foguetes, antenas capazes de ir cada vez mais longe. Mas por enquanto não se conhece, no universo inteirinho, um planeta como este: onde haja ar, água e vida.
Mas para que a Terra continue a nos dar tudo aquilo de que precisamos, temos que cuidar dela como cuidamos de nossa própria casa. E melhor ainda, pois da nossa casa nós podemos mudar, da Terra não. E nós sabemos que não estamos tratando a Terra como deveríamos. Por isso os membros da Organização da Nacões Unidas (ONU) preocupando-se com o meio ambiente; várias reuniões foram feitas para discutir este problema. E dessas reuniões tem saído declarações, manifestos e planos de ação que tentam estabelecer o que pode ser feito para evitar que a Terra venha a se transformar num ambiente hostil, com vários desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver.
Essas declarações dizem mais ou menos o seguinte:
“Todos os homens são iguais e, portanto, têm o direito de viver bem, num ambiente saudável.”
“Todos tem o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas.”
A natureza deve ser utilizada com inteligência. E todos devem ser beneficiados com seu uso, pois os recursos da Terra são limitados. Quando interferimos na natureza, precisamos ter cuidado para não prejudicar o que levou milhões de anos para ser construído.
É preciso educar políticos, cientistas, professores e até governantes, para que olhem mais para os povos e grupos que vivem com simplicidade, sabedoria e harmonia com a natureza. É justo que todos os povos queiram melhorar a vida. Os governos devem se juntar com o objetivo de fazer planos que aproveitem melhor os recursos de todos, porque vivemos todos na mesma casa, e o que se faz num lugar tem consequência no outro.
Assim nossa herança mais preciosa, a Terra, estará garantida para nós, nossos filhos e para os filhos de nossos filhos.

Ruth Rocha e Otávio Roth - Adaptado de Azul e Lindo: planeta Terra, nossa casa.
Rio de Janeiro, Salamandra, 1990.

1) Faça as atividades de interpretação::

a) Todas as opções dizem respeito à ideia principal do texto, exceto:
( ) A preocupação com a preservação da natureza ,dos recursos naturais, etc.
( ) Ao futuro de todos os habitantes do planeta.
( ) Aos direitos e deveres dos seres humanos quanto ao meio ambiente.
( ) As reuniões feitas pela ONU, para resolver os problemas mundiais.

b) Que características do planeta Terra o tornam diferente de todos os lugares que os seres humanos conhecem no universo?

c) No 3º parágrafo do texto é feito uma comparação. A que a Terra é comparada?

d) O que a Terra nos da para viver?

e) Quais os assuntos que a ONU se preocupa nas reuniões que tem feito?

f) O homem transforma o ambiente onde vive para realizar várias construções. Em que esta atitude do homem prejudica o meio ambiente?

g) Explique a frase:
Os recursos da Terra são limitados.
_______________________________________


2) De as informações que se pede sobre o nosso planeta:
a) Nome:______________
b) Forma:______________
c) Posição no sistema solar:____
d) Galáxia:_________________
e) Satélite natural:_____
f) Movimento que dura 24 horas e da origem aos dias e noites:________________
g) Movimento que da origem as estações do ano e dura um ano:________________
h) Principal paralelo que divide a Terra ao meio:__________________

3) Vimos que cartografia é o estudo e construção de mapas. Escreva duas formas de representarmos o planeta Terra:
____________, __________


4) Expresse, através de desenhos, as situações abaixo:
a) A criação de Deus...

b) A ação do homem sobre a criação de Deus...

5) Deus conta conosco! Cite três situações em que você se sente responsável pela conservação das obras de Deus:
________________________________________________________________

6) Assinale a sequência em que todas as palavras estejam organizadas em ordem alfabética:
( ) criatura – flora – água – futuro – ar – fauna
( ) água – ar – fauna – flora – futuro – criatura
( ) água – ar – criatura – fauna – flora – futuro

6) Observe a frase:
Essa região tem uma fauna riquíssima e uma flora diversificada.

*** Circule os substantivos coletivos que aparecem nesta frase.

7) Substitua as palavras destacadas pelo sinônimo correspondente:
a) “...Nossa herança mais preciosa estará garantida...”
__________________________________________
b) “... Será que a vida acaba encontrando um bom jeito da gente ser feliz?...”
__________________________________________

8) Observe as palavras do quadro abaixo:

país – universo – Brasil – máquinas – água – lâmpada

*** Agora, faça o que se pede:
a) Envolva a sílaba tônica de cada palavra do quadro:
b) Separe-as na coluna correta, de acordo com sua classificação:

Oxítona********** Paroxítona********** Proparoxítona

9) Marque a alternativa correta:

“Há muito tempo o homem vem tentando conhecer melhor o universo”. O substantivo destacado é:
( ) próprio
( ) coletivo
( ) comum

b) “Telescópios cada vez mais poderosos”. A palavra destacada é:
( ) verbo de ação
( ) adjetivo
( ) artigo definido

“Este é o planeta Terra”. A palavra destacada pode ser classificada como:
( ) substantivo próprio
( ) substantivo comum no singular
( ) proparoxítona

d) O nosso planeta Terra continuará a ser lindo e azul. A palavra destacada é um verbo de ação no:
( ) presente
( ) pretérito
( ) futuro


BOM TRABALHO!!!

colegiosantamonica

Adaptação: Profe Janete Motta

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ÁLBUM: BIOGRAFIA DE VICENTE PALLOTTI...



1) Faça a leitura da biografia de Vicente Pallotti. Após, ilustre:


Vicente Pallotti

Vicente Pallotti nasceu em Roma , dia 21 de abril de 1795, numa família de classe média. Com sua mãe, aprendeu a amar os irmãos mais pobres, crescendo generoso e bondoso.


Enquanto nos estudos mostrava grande esforço e dedicação, nas orações mostrava devoção extremada ao Espírito Santo.


Às vezes sua generosidade preocupava, pois geralmente no inverno, voltava para casa sem os sapatos e o casaco.


Pallotti admirava Francisco de Assis, pensou em ser capuchinho, mas não foi possível devido sua frágil saúde. Em 1818, se consagrou sacerdote pela diocese de Roma, onde ocupou cargos importantes na hierarquia da Igreja. Muito culto, obteve o doutorado em Filosofia e Teologia.




Fundou, em 1835, a Obra do Apostolado Católico, que envolvia e preparava pessoas para promoverem as suas associações evangelizadoras e de caridade, orientados pelos religiosos das duas Congregações criadas por ele para esta finalidade, a dos Padres Palotinos e das Irmãs Palotinas.


Vicente Pallotti morreu em Roma, no dia 22 de janeiro 1850, aos cinqüenta e cinco anos de idade. De saúde frágil, doou naquele inverno seu casaco a um pobre, adquirindo a doença que o vitimou(pneumonia).


O papa Pio XI o beatificou reconhecendo sua atuação de inspirado e "verdadeiro operário das missões". Em 1963, as suas ideias e carisma espiritual foi plenamente reconhecido pelo papa João XXIII que proclamou Vicente Pallotti, Santo.


São Vicente Pallotti, rogai por nós!



Adaptação: Profe Janete Motta


2) Escreva uma bonita frase sobre São Vicente Palllotti:


3) De acordo com a história de hoje, o que é uma biografia?


***E autobiografia?


4) Tarefas:


Escreva a biografia de alguém que você admira e conhece bem. Vale pedir informações para esta pessoa.

Postagem interessante do Dicas para Blogs...


Mensagem aos Plagiadores - Frase de Monteiro Lobato

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CAÇA AO TESOURO DE PÁSCOA: PONTOS CARDEAIS...

Utilize os pontos cardeais para encontrar o Tesouro de Páscoa.(no pátio)










• Não esqueça: A referência é o Leste, onde o sol nasce.



1) LESTE- Encontre o símbolo pascal que representa o corpo e o sangue de Jesus.
Pão e vinho (suco de uva)

Mensagem no rótulo:
Jesus disse na última ceia:

" Tomai e comei, este é o meu corpo, este é o meu sangue. Sangue da nova e eterna aliança. Fazei isto em minha memória."

Que a Páscoa seja para você e sua família um momento santo de reflexão e amor.

Feliz Páscoa!!!



2) OESTE- Encontre o símbolo pascal que representa vida nova.



3) NORTE- Encontre o símbolo pascal que está sempre voltado para o sol, assim como nós devemos estar voltados para a nossa luz que é Jesus.


4) SUL- Encontre o símbolo pascal que representa a reprodução da fé em Jesus Cristo, Nosso Salvador. Lá você também, encontrará o seu tesouro... A PÁSCOA DA PARTILHA!!!!!!!




Benção dos pães e sucos: Padre Alessandro- Nosso Diretor



Elaborado por: Profe Janete Motta e Profe Luciane Caldas




Celebração de Páscoa no Auditório...
Celebração organizada pelos professores:André Orsolin, Rute, Flávia Dellaméa e Juliana.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

AVALIAÇÃO: HISTÓRIAS MATEMÁTICAS SOBRE A PÁSCOA/ 4º ANO...

1) “DOCES PROBLEMAS DE PÁSCOA” para você resolver com atenção:


a) Uma turma de alunos montou 6 cestas de Páscoa para doarem a um orfanato. Cada cesta tinha 57 doces. Quantos doces eram ao todo nas cestas?


Cálculo:


R:_______________________________________________


b) Uma fábrica de chocolates fez 34.876 barras de chocolates em 4 dias. Quantas barras de chocolates esta fábrica fez por dia ?

Cálculo:***********************P.R:


R:__________________________________________________


c) Dona Maria faz tortas deliciosas para as famílias celebrarem o verdadeiro significado da Páscoa. Uma torta custa R$ 59,00. Ela já fez 6 tortas. Quanto ela receberá pela venda das tortas?

Cálculo: ************************P.R:



R:____________________________________________________


*** Com o dinheiro da venda das tortas ela pensa em comprar uma geladeira nova que custa R$529,50. Ela conseguirá comprar esta geladeira? Sobrará ou faltará dinheiro? Quanto?

Cálculo: ************************P.R:




R:_____________________________________________________


d) Com a chegada da Semana Santa, aumenta o consumo de peixes. Um supermercado vendeu a sexta parte de 6.360 peixes. Quantos peixes este supermercado vendeu?


Cálculo: *******************P.R:


R:_________________________________________


BOM TRABALHO E FELIZ PÁSCOA!!!


Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA: 4º ANO...




I TRIMESTRE- Avaliação I

1) Leitura:


O FOGO

Há milhares de anos os homens viviam com medo. Não ficavam muito tempo no mesmo lugar: seguiam sempre os animais para caçá-los e outras vezes os homens fugiam das feras perigosas.

Os homens pré-históricos estavam acostumados a ouvir o rugido daquelas feras e o barulho do trovão, a suportar a força do vento e a fúria da chuva. Mas, acima de tudo, era o fogo que os enchia de medo. Era natural que os homens temessem o fogo. Naquele tempo eles só conheciam o fogo dos vulcões ou dos relâmpagos que incendiavam as florestas matando homens e animais.

Mas um dia, ao esfregar duas pedras, as faíscas que brotaram chegaram a umas folhas secas. Aquelas chamas pequenas esquentavam, faziam bem. Depois, alguém descobriu que a carne dos animais, quando passada pelo fogo, ficava mais gostosa.

Durante a noite, a chama de uma fogueira afastava as feras das cavernas e os homens podiam dormir mais tranqüilos.

Desde então o fogo se tornou o melhor amigo do homem primitivo.

Na entrada das cavernas havia sempre uma fogueira. E alguém, quase sempre uma mulher, se encarregava de não deixar o fogo se apagar.

(Español – Lecturas Tercer Grado.).


2) Entendimento do texto:


a) Quando acontecem os fatos apresentados pelo texto?

b) Como viviam os seres humanos naquela época?

c) Por que os seres humanos temiam o fogo?

d) Quais as duas utilidades do fogo para o homem primitivo?

e) Como o homem primitivo produzia o fogo?

f) Escreva três utilidades do fogo para o homem atual:

g) Explique, com suas palavras, o que significa esta gravura:

3) Faça um X nas fontes históricas que permitem o estudo do passado:



4) Qual das gravuras acima é uma pintura rupestre?


*** O que é uma pintura rupestre?

*** Escreva o que o homem pré-histórico representou nesta gravura:

5) Existem duas teorias para o surgimento do universo. Relacione-as corretamente:

a) Teoria Criacionista

b) Teoria Evolucionista

( ) Big Bang: explicação dos cientistas e estudiosos.

( ) Deus criou o universo.

BOM TRABALHO!

***Atividades "f e g" do nº 2, nº 3, nº 4 e nº 5 elaboradas por: Profe Janete Motta

sexta-feira, 8 de abril de 2011

LEITURA: O COELHO QUE NÃO ERA DE PÁSCOA/ RUTH ROCHA/ 4º ANO...

FAÇA A LEITURA DO LIVRO: (clique no link abaixo)






PÁSCOA: TRABALHO AVALIATIVO I TRIMESTRE/ 4º ANO...



AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS


1) Leitura:


Ovos de Páscoa



- Ovos frescos! Ovos fresquinhos! Quem compra ovos! Senhor pasteleiro freguês, quantas dúzias quer hoje? Duas? Três?...

- Nem uma sequer, minha boa mulher.

- Oh! Estou admirada! Não gostou dos ovos?

- Estão lindos, mas não tenho um centavo no meu porta-níquel para poder comprar…

- Coitado, coitado, que pena!

E a mulher dos ovos lá foi à procura de novo freguês.

Passou logo um moleiro com o burro carregado.

- Quer comprar um saco de farinha para fazer os bolos?

- Quem me dera! Não me resta um pozinho, assim! Mas a gaveta e a algibeira estão vazias. Não há nelas uma moeda.

- Que pena!

O moleiro foi com o burrinho trotando, e o pasteleiro começou a chorar.

- A Páscoa está chegando e nada posso vender a quem vier comprar! Virão as meninas para comprar amêndoas torradas, e irão embora todas desconsoladas. Virão os meninos perguntar se há amêndoas de licor e eu tenho de dizer que não há.

As galinhas Pascoinha e Pascoela, que estavam cheias de pena do pasteleiro, tiveram uma ideia excelente para ele ficar contente!

- Vamos trabalhar para o senhor pasteleiro! Se não tem dinheiro para comprar ovos frescos, nem açúcar e nem farinha, terá ovos de açúcar e chocolate da Pascoela e da Pascoinha.

- Não estou entendendo! -

A tristeza e a desgraça vão passar. Vamos entrar e logo verá. Cacaracá! Cacaracá! Trabalharam ambas durante todo o dia, o que foi a salvação da pastelaria.


Maria Isabel Mendonça Soares

Adaptação: Profe Janete Motta


*** Procure no dicionário:

a) moleiro:__________________________________________

b) algibeira:_________________________________________


2) Trabalhando sobre o texto:


a) O texto refere uma época festiva. Qual é?

b) Quais são as personagens que participam da história?

c) Quem falou “Ovos frescos! Ovos fresquinhos!”?

d) Porque o pasteleiro não podia comprar ovos e farinha?


e) Assinala a frase que, de acordo com o texto, completa a afirmação:

*** O pasteleiro começou a chorar porque…

( ) tinha sido roubado e estava doente.

( ) tinha cisco no olho.

( ) estava desesperado porque não tinha um centavo.


f) Para que o pasteleiro queria ovos e farinha?

g) Quem eram Pascoinha e Pascoela?

h) Em sua opinião, as galinhas vivenciaram o verdadeiro significado da Páscoa? Por quê?


i) Numere as frases de 1 a 7, pela ordem que aparecem no texto:

●Salvou a pastelaria.

●Um moleiro ia com o seu burro carregado de farinha.

●Quem compra ovos fresquinhos?

●O pasteleiro começou a chorar.

●A Páscoa está chegando e nada posso vender.

●Vamos trabalhar para o senhor pasteleiro.

●As galinhas tiveram uma excelente ideia.


3) Complete:


a) Nº de parágrafos do texto:______

b) Nº de frases do 8º parágrafo:_____


4) Escreva o sinônimo de:**********5- Escreva o antônimo de:


a) freguês - _________________ a) boa - __________

b) algibeira - ________________ b) cheio - ___________

c) excelente - ________________ c) comprar - _________


6) Coloque em ordem alfabética as seguintes palavras:


a) Pascoinha- ovos- chocolate- pasteleiro- tostão- galinhas ____________________________________________________


7) Escreva palavras da mesma família de:


a) pastel ________________________________________________________

b) trabalho ______________________________________________________


8) De a classe gramatical das palavras coloridas:


Passou um moleiro com o burro carregado.


*** Escreva a frase acima:


a) no presente _____________________________________________________________

b) no futuro _____________________________________________________________

c) negativa _____________________________________________________________

d) interrogativa _____________________________________________________________


9) Complete o quadro de acordo com a sílaba tônica:


Palavras***** Separação***** posição***** classificação

Páscoa

açúcar

galinha


10) Classifique as palavras quanto ao tipo de substantivo:


a) burrinho ___________________

b) Pacoela_________________

c) ovos______________

d) porta- níquel_______________


11) Amplie as frases:


a) As galinhas trabalharam muito. __________________________________________________


b) O burro vai carregado. __________________________________________________


12) Passe a frase para o feminino:


a) O senhor freguês comprou uns ovinhos. ________________________________________________


13) Passe a frase para o plural:


a) O pasteleiro começou a chorar. __________________________________________________


14) Circule os adjetivos:


a) O pasteleiro ficou contente.

b) O pastel está fresquinho.
c) A galinha bondosa teve uma ideia.


15) PRODUÇÃO TEXTUAL: Páscoa


Fonte: EB1 de Recovelas- Ribeiros

Adaptação: Profe Janete Motta


Capa da Avaliação: Coelhinho- Liga pontos

A LENDA DE PÁSCOA: 4º ANO...



1) Leitura:

Lenda da Páscoa


Perto da casa do Menino Jesus havia uma palmeira, nela um passarinho fizera seu ninho e pusera três ovinhos. Todos os dias o menino Jesus, sentado na soleira da porta, olhava feliz a avezinha.

Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito.

Que seria? Aproveitando um descuido do passarinho, a raposa viera e levara os ovinhos.

O Menino Jesus ficou triste e começou a chorar. Nisto passou um gato, viu Jesus chorando e perguntou: - Por que choras Jesus?

- Tiraram os ovos do passarinho! - Miau, miau, nada posso fazer !

E lá se foi... Abanando a cauda, chegou um cachorrinho au...au...au...

- Por que choras, Jesus?

- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!

- Au, Au, que pena - e foi embora...

Então, aos pulinhos, com as orelhas muito compridas, apareceu o coelhinho. Parou e perguntou:

- Por que choras, meu Jesus?

- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!

O coelhinho abaixou uma orelha e disse:

- Não chores mais, vou procurar os ovinhos! E pulando desapareceu.

Foi logo bater na casa da raposa que apareceu furiosa:

- Que queres? Os ovos? Meus filhos já comeram e bateu a porta.

O coelhinho abaixou as orelhas muito triste.

Nisto teve uma idéia. Visitou três passarinhos seus amigos e pediu a cada um, um ovinho para o menino Jesus não chorar mais.

Muito contente, arrumou os ovos num cestinho e levou-os ao Menino Jesus , que logo enxugou as lágrimas e exclamou:

- Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho! Pois de agora em diante, como recompensa, levarás lindos ovinhos às criancinhas boas, estudiosas e educadas e farás isso todos os anos quando chegar a Páscoa.

E foi assim, que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo mundo.

Autor Desconhecido


Adaptação: Profe Janete Motta


2) Trabalhando o texto:

a) Início:

*** Quem? _________________________________________________

*** Quando? ________________________________________________

*** Onde? __________________________________________________

*** O quê? __________________________________________________


b) Desenvolvimento (conflito/ problema): ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________


c) Conclusão (final/ desfecho): ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________


3) Interpretação Pessoal:

*** Comente as atitudes dos animais:

a) raposa:___________________________________________________________

b) gato e cachorro:_____________________________________________________


c) coelhinho:__________________________________________________________


4) Responda:

a) Se você encontrasse o Menino Jesus chorando, o que faria? Justifique: ___________________________________________________________________


5) Escreva a mensagem da história para a nossa vida: ___________________________________________________________________


6) Ilustre a parte que você achou mais interessante:

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

quinta-feira, 7 de abril de 2011

LINHA DO TEMPO: 4º ANO...


As crianças conheceram a Linha do Tempo da professora, feita por décadas, no quadro.

Após, foi solicitado que construíssem a deles, ano a ano, de tarefas.

Uma semana depois, apresentaram para os colegas e deixaram os trabalhos expostos para outras turmas visitarem.

Em outra aula, conheceram a Linha do Tempo do Planeta Terra, iniciando na Terra primitiva até o surgimento do Homo Sapiens (postado aqui no blog, no mês de março).

Para poderem ilustrar a Linha do Tempo do planeta Terra, pesquisaram na aula de Informática, no Google, imagens e textos para facilitar as ilustrações.

Imagens pesquisadas:

***vulcão, lavas, seres unicelulares, algas, anêmonas, corais, trilobitas, aves primitivas, cinodontes, rincossauros, dicinodontes, florestas de coníferas, fósseis, mamutes, hominídeos, homo sapiens.


*** Para conluir, aproveitamos o texto "A Terra primitiva" para trabalharmos Gramática.


1) De a classe gramatical das palavras destacadas:


A Terra primitiva era um enorme globo com temperaturas altíssimas.


Tipo de frase:_________________


2) Passe as frases para o plural:


a) O rincossauro vivia na floresta de conífera.

b) O peixe sofreu modificação.

c) O hominídeo surge.

d) O homo sapiens era nômade.


3) Marque a sequência correta de palavras:

*** Todas as palavras são proparoxítonas:


a) ( ) floresta, nômades, sobreviver

b) ( ) coníferas, pântanos, mamíferos

c) ( ) homem, sobreviver,anêmonas

*** Todas as palavras são paroxítonas:

a) ( ) fóssil, vulcânica,rápida

b) ( ) floresta, vertebrados, morna

c) ( ) dinossauros, oceanos, evaporação


4) Tarefas:

Livro CA: pág. 56 e 57.


Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS: 4º ANO...




1) Texto para leitura e reflexão:

MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

Com os olhos da fé


A ressurreição de Jesus Cristo é a grande e a única resposta para todas as alegrias e tristezas, para todos os encontros e desencontros cotidianos da vida das pessoas e do mundo. Cristo assumiu sua missão em favor da libertação da humanidade e nos trouxe a esperança de uma vida nova. Amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

É inegável a importância e a beleza dos olhos: são considerados a luz do corpo e as janelas do mundo interior (alma). O olhar expressa os pensamentos, os desejos e as opiniões. Os olhos nos fazem apreciar as maravilhas da criação, saídas das mãos de Deus. Tão importantes são os olhos que o próprio Deus se tornou visível em Jesus de Nazaré. Mas os olhos, mesmos com potentes lentes, padecem de uma cegueira irreparável. O essencial lhes escapa, pois o olhar humano detém-se na aparência. Aqui entra em cena a fé, que nos permite ver o que é a essência, o sentido da vida.

A fé está para o coração, como a luz para os olhos. Para os discípulos de Jesus foi necessário usar os olhos da fé para contemplar, o crucificado, o vitorioso, que atravessou a espessa cortina do túmulo e passou da morte para a vida.

Os olhos dos discípulos só se abriram quando foram agraciados pela fé verdadeira que brotou do encontro com o Senhor que lhes anunciou a paz e o sopro do Espírito Santo. A fim de nos proporcionar a experiência de fé e não a ilusão de um milagre, os evangelistas deixaram escrito o testemunho dos apóstolos, o esforço dos primeiros cristãos em viver a fé, assíduos ao ensinamento dos apóstolos, na solidariedade, na fração do pão e nas orações.

A constância nestes gestos os fazia enxergar a presença de Cristo em meio à comunidade. E a recompensa para nós, que vemos com os olhos da fé, que amamos o Cristo e nele cremos sem que o tenhamos visto, é a vida e a salvação.

(Adaptação – Revista “Família Cristã” – março 2002)


ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO...


2) A última ceia de Jesus tem muitos significados.


a) Relacione os significados com as palavras pronunciadas por Jesus:


Amor********** Tomai e comei

Alimento********** Deu graças

Sacrifício********** Fazei isto em minha memória

Ação de graças********** É o meu sangue derramado por vós

Presença permanente********** Para o perdão dos pecados


b) Ilustre a última ceia de Jesus com os apóstolos:



















3) Ouça a história bíblica, Mc 16, 1-8, para responder as perguntas:

Foram ao sepulcro de Jesus...

Quando?

____________________________


Quem?

____________________________


Para que?

____________________________


O que viram?

____________________________

O que encontraram?

____________________________


Que reação tiveram?

_____________________________


4) Complete o texto com as palavras:


VEEM - SEMPRE – BOA NOVA- FÉ- CREEM- CREMOS


a) Quando Jesus apareceu aos onze discípulos censurou a sua falta de _________.

b) Disse a um dos discípulos: “Felizes o que não ________ e, contudo, __________”.

c) Depois que os enviou a pregar a _______________ Jesus vive para __________.

d) Não o vemos, mas _______________ nele.

5)PARTILHA

Na última ceia, Jesus partilhou o pão e o vinho com os apóstolos. Eles estavam unidos. Devemos seguir o exemplo de Jesus e partilhar a nossa amizade, a nossa vida, com o outro. à Faça a partilha de suas descobertas sobre o tema estudado.

6) ORAÇÃO

Com toda a confiança vamos colocar em comum os nossos bons desejos. Vamos rezar uns pelos outros, pela vida e pela paz (preces espontâneas e ao final de cada prece responder “Senhor, escutai a nossa prece!”). Vamos entregar as nossas orações ao Pai rezando todos juntos a oração que Jesus nos ensinou. Pai-nosso...

7) COMPROMISSO

Jesus nos deixou este mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Procure fazer a experiência de sinceramente ver Cristo no outro. Comente como foi esta experiência:

***Agora, escreva três maneiras de você cumprir este mandamento:


ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com/

Adaptação: Profe Janete Motta

terça-feira, 5 de abril de 2011

TEXTO PARA REFLEXÃO: AS DUAS PÁSCOAS/ 4ºANO...


AS DUAS PÁSCOAS

A Páscoa comercial, que a maioria das pessoas conhece e que vemos em toda parte e até na TV. É a Páscoa que apresenta coelhinhos de todo tipo. É a Páscoa que diz que você precisa comer muito chocolate. É a Páscoa que sugere que você não faça nada, descanse e aproveite os feriados. É a época de desejar centena de vezes FELIZ PÁSCOA.


Nesta época de Páscoa comercial criou-se um costume novo, fazendo as crianças desejarem ganhar presentes, nesta época, como no Natal. Porém, no final, ela deixa uma sensação de vazio. Acabou!


A Páscoa que a Bíblia apresenta é bem diferente. A Bíblia conta como Jesus comemorou a Sua última Páscoa com os discípulos, explicando-lhes que ia morrer e derramar Seu sangue para salvar a muitos; e disse-lhes que o pão e vinho seriam recordações de Seu sacrifício.


Também lemos na Bíblia que Jesus não descansou, mas realizou a obra mais difícil de todas: entregar a Sua vida por nós. Para se preparar Ele passou a noite acordado, orando. Nós podemos orar nesta Páscoa, e sempre, agradecendo o que Ele fez por nós.


Jesus não passou uma noite muito feliz. A Bíblia diz que Ele orou em agonia e depois foi maltratado e sofreu muito, por amor a nós. Ele foi crucificado no meu e no seu lugar. Só quem tem Jesus pode ter uma feliz Páscoa.


O maior presente que Deus nos deu foi Seu filho, que morreu por nós. E a Bíblia diz que todos que recebem Jesus ganham o presente da Vida Eterna. Jesus pode nos salvar porque Ele não ficou morto. Seu túmulo ficou vazio; Ele ressuscitou. Você já recebeu o presente da Vida Eterna? Então, agora pode contar para os outros sobre a verdadeira Páscoa, a Páscoa bíblica, a Páscoa que apresenta Jesus como nosso salvador.


Páscoa é Vida Nova!


Fonte: APEC - (texto adaptado- Profe Janete Motta)



1) Faça uma comparação entre as duas Páscoas, através de um desenho:


Páscoa Comercial***************** Páscoa Cristã (ou bíblica)


2) Como é comemorada a Páscoa em sua casa?


3) Escreva com suas palavras...


*** Páscoa é________________________________ .


4) Dentro de cada ovinho, escreva virtudes que colaboram para uma VIDA NOVA:


Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA: 4º ANO...



1) Símbolos da Páscoa...

A vela


Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.


Os sinos


Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.


O cordeirinho


Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.


Os ovos O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.


O Coelho


Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.


Trigo e Uva


Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, os principais símbolos Pascais e também representam a aliança eterna do Criador conosco e sua presença entre nós.Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.

(para o anônimo que questionou "Cadê o pão"? sugiro que leia todo o texto)


O peixe


O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.


O Girassol


O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.


Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.


É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.


A Páscoa é a nossa certeza de que, um dia, esse planeta vai respeitar a vida: toda e qualquer forma de vida! Foi por isso que Ele veio e habitou, sofreu e morreu entre nós! Mas ficou no túmulo menos de 42 horas. Sua morte passou depressa. O que ficou foi sua ressurreição!




2) Atividades:


3) Arte na Páscoa Coelhos:


Material - 2 prendedores de roupa (de madeira) - 1 bola de algodão - 1 pedaço de papel colorido - 1 pedaço de fita ou fitilho


a) Para fazer a fêmea, cole um pedacinho de papel como saia e amarre fitinhas nas orelhas.


b) Para o macho, só um laço no pescoço.


c) Cole a bola de algodão para formar o rabinho.

http://amordobrado.blogspot.com/2011


Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source