COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 28 de outubro de 2011



1) Texto para leitura e comentário:

Mudanças climáticas adiantam estações do ano

O aquecimento global não tem mexido só com as temperaturas. Um novo estudo da Universidade da Califórnia e de Harvard, nos Estados Unidos, sugere que até as estações do ano já foram afetadas pelas mudanças climáticas. Agora, elas chegam dois dias mais cedo em relação à data em que começavam há 50 anos.
O pico de calor do verão e o de frio do inverno também está dois dias adiantados.
Isso explica por que os cientistas já observaram os botões das flores aparecerem antes da época, os pássaros migrarem antes do tempo esperado e as geleiras começarem a derreter mais cedo.
A diferença de temperatura entre o verão e o inverno também diminui.
Em resumo: a ciência prova que você não está ficando louco. A camélia do seu jardim realmente está florescendo antes, os verões já foram mais quentes e os invernos mais frios.
Marcela Buscato (Revista Época – Blog do Planeta)

***Vocabulário:
migrar: por um período, mudar de uma região para outra
geleira: grande massa de gelo que pode ter o formato de montanha
camélia: um tipo de flor

2) Trabalhando o texto:

a) Como toda notícia, o texto tem a finalidade de ____________.

b) Qual é a informação principal que o texto apresenta?

c) Cite um trecho do texto que é um exemplo da situação apresentada pela notícia:

d) A notícia não trata da opinião da jornalista Marcela Buscato. Portanto, em que ela se baseou para escrever o texto?

e) Que expressão usada no último parágrafo anuncia uma conclusão?

3) Passe as frases para o tempo que se pede dentro do parênteses:

a) A ciência prova que você não é louco. (futuro)
b) A camélia do seu jardim realmente floresce mais cedo. (pretérito)
c) Os cientistas observaram os botões das flores que nasceram antes da época. (presente)

4) Escreva um pronome pessoal do caso reto para os substantivos:

a) cientista-
b) camélia-
c) estações do ano-
d) eu e o verão-

5) Tarefas:
“O aquecimento global não tem mexido só com as temperaturas”.
Procure saber o que causa esse problema ambiental que afeta nosso planeta:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O SOL E O VENTO: INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADES/ 4º ANO...



1) Leitura e comentário participado.

O Sol e o Vento

O Sol e o Vento discutiam sobre qual dos dois era o mais forte e o Vento disse:
- Vamos fazer uma aposta! Provarei que sou o mais forte. Vê aquele velho que vem lá embaixo
com um capote? Aposto como posso fazer com que ele tire o capote mais depressa do que você.

Então, o Sol recolheu-se atrás de uma nuvem e o vento soprou até quase se tornar um furacão, mas quanto mais ele soprava, mais o velho segurava o capote junto a si. Finalmente o Vento acalmou-se e desistiu de soprar.

Então, o Sol saiu de trás da nuvem e sorriu bondosamente para o velho. Imediatamente ele esfregou o rosto e tirou o capote.

O Sol disse então ao Vento que a gentileza e a amizade eram sempre mais fortes que a fúria e a força.

Moral da história: O amor constrói, a violência arruína. É sempre bom repensarmos as nossas decisões.

2) Trabalhando o texto:

a) O texto que estamos trabalhando é:

( ) um conto ( ) uma fábula ( ) notícia

Justifique:

3) Início

a) Quem?

b) O quê?

* Desenvolvimento (conflito):
* Desfecho (conclusão/final):

4) Sabemos que tanto o Sol como o vento, podem apresentar benefícios e prejuízos para os seres vivos:

Cite alguns:

Benefícios

Prejuízos

Sol

Vento

5) De acordo com o que estudamos em Geografia, ontem, o que aconteceu no texto relaciona-se à “tempo” ou “clima”? Justifique:

6) Informática: Internet

Jogo sobre Clima e Tempo: Smartkids

· Caça Palavras

· Enigma Clima e Tempo

· Conjunto clima e tempo

7) Artes:

Faça uma história em Quadrinhos sobre a fábula de hoje.

TEMPO E CLIMA: 4º ANO...

Tempo e Clima

As pessoas geralmente utilizam as palavras clima e tempo como sinônimas, porém tais empregos ocorrem de forma incorreta, pois cada palavra representa um significado distinto, ou seja, são diferentes.
O tempo refere-se ao estado momentâneo que ocorre em um determinado local a partir do ar atmosférico que pode ocorrer de maneira lenta ou rápida. Em diferença, o clima refere-se ao conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante.
O tempo pode mudar de uma hora pra outra. Em uma região onde o sol está forte, pode em questão de minutos ter o céu coberto por nuvens que inibem o calor do sol e traz um clima agradável. Isso é possível graças às massas de ar que se deslocam e flutuam pela troposfera, influenciando o tempo e conseqüentemente o clima de diversos locais do planeta. As condições do tempo típicas de uma certa região são chamadas de clima. E as características geográficas do lugar influenciam no clima de diversas maneiras. O que causa maior efeito são as montanhas e os oceanos. Mas também podemos sentir a diferença do tempo entre as cidades e as zonas rurais.

Quando o vento sopra contra as montanhas, o ar sobe e fica mais frio. O vapor de água no ar frio se condensa, formando nuvens. É por isso que o topo de certas montanhas fica sempre coberto de nuvens.

Os oceanos contribuem para as mudanças de temperatura nos lugares próximos ao mar. A terra absorve o calor do Sol mais rápido que os mares, então, o ar que cobre a terra sobe, e um ventinho fresco sopra do mar para tomar o seu lugar.

Em climas tropicais, como o que existe na maior parte do Brasil, uma brisa marinha pode baixar a temperatura de 8 a 11 ºC em meia hora. É por isso que, quando a gente está na praia, mesmo com aquele sol de rachar, quase não dá para sentir a pele queimar. Só vamos sentir mais tarde, quando estiver tudo ardendo. Ai, como dói! É melhor usar sempre o protetor solar!

As cidades normalmente são mais quentes que as áreas rurais por causa dos automóveis, das indústrias e dos sistemas de ar condicionado, que produzem calor. Além disso, as ruas pavimentadas e as paredes das construções absorvem mais calor do sol e aquecem o ar.

Mas esse aquecimento das cidades não faz parte da natureza, é obra do homem, e está causando um desequilíbrio na Terra chamado efeito estufa, que pode trazer conseqüências gravíssimas para o planeta e para todos nós.

Ooobaaa!!! Neste fim de semana vai dar para ir até o clube, pegar uma praia, jogar futebol, passear no parque...

É muito legal quando a gente quer fazer um passeio e ouve a previsão do tempo dizendo que vai fazer sol, que a temperatura não vai cair e aquela chuvinha não tem nem chance de aparecer, não é?

Mas a previsão do tempo não serve só para isso. Muitas outras coisas dependem dela. Para as

companhias aéreas, por exemplo, as informações sobre o tempo são importantíssimas, pois sérios acidentes podem acontecer por causa de nevoeiros, tempestades, neve e até ventos muito fortes.

Os agricultores também dependem da previsão do tempo para planejar as plantações e proteger as colheitas. As usinas de eletricidade precisam saber se vai fazer frio para prever quanta energia a população vai consumir. As previsões podem até salvar vidas, avisando navios em alto-mar sobre tempestades e furacões.

Com o tempo, não se brinca. E quem sabe muito bem disso são as mães. Toda vez que elas dizem para levar guarda-chuva ou agasalho porque vai esfriar, a gente pode confiar. Elas não erram nunca!

Para que os cientistas possam fazer a previsão do tempo, eles precisam segui-lo de todas as maneiras: por terra, pelo mar e pelo ar. Além de termômetros, barômetros e higrômetros, computadores, satélites artificiais e vários outros instrumentos são usados nessa perseguição.

Fonte de Pesquisa: Mundo Educação e Canal Kids

Tempo para Santa Maria - RS - 26/10/ até 29/10/11

19°C

qua

qui

sex

sáb

Parcialmente ensolarado

Ensolarado na maioria

Ensolarado na maioria

Ensolarado na maioria

Nublado

Vento: O a 13 km/h

Umidade: 73%

Clima: Subtropical úmido

25°

25°

28°

11°

23°

13°

*** Completar com desenhos de acordo com orientações da professora.

1) Marque a resposta correta :

a) Tempo é:

( ) estado momentâneo que ocorre por causa do ar atmosférico que pode ser lento ou rápido.

( ) um local do planeta com muitos ventos.

( ) é uma previsão se vai ter chuva.

b) Clima é:

( ) quando o vento sopra sobre a montanha.

( ) conjunto de condições atmosféricas que ocorrem em determinados locais de forma marcante e duradoura.
( ) produção de calor.

c) Clima do Brasil:

( ) subtropical

( ) tropical

( ) subtropical úmido

*** O clima do nosso município é_________________________.

d) Características geográficas que mais influenciam o clima de um lugar:

( ) rios e lagos

( ) montanhas e oceanos

( ) vegetação e relevo

1) Responda:

a) Por que a previsão do tempo é importante para...

*** as companhias aéreas?

*** agricultura?

*** as usinas de eletricidade?

*** os navios em alto mar?

6) Tarefas: Pesquise a previsão do tempo para quinta- feira, da próxima semana.

Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

terça-feira, 25 de outubro de 2011

NOSSAS DIFERENÇAS SÃO RIQUEZAS: 4º ANO...

Nossas diferenças são Riquezas –Borres Guilouski (Adaptação: Profe Janete Motta)

Eu e você

Temos o direito à diferença

Que legal!

Eu posso ser eu

Você pode ser você

As diferenças de cada um

São riquezas!

Onde estaria a graça e a beleza

Das árvores, das flores, das estrelas

E de todos os seres da natureza

Se todos fossem iguais?

Olha à sua volta

As pessoas que o cercam, colegas, amigos, familiares

Conhecidos e desconhecidos

Todos são seres humanos como você

Todos são seus irmãos e suas irmãs

Rostos diferentes, expressões diferentes

Jeitos próprios de pensar, de sonhar e de acreditar

Gente de diferentes culturas:

Ocidentais e orientais, negros, brancos, mulatos, índios, amarelos

Gente de diferentes religiões e tradições

Todos, com suas diferenças

Tem a sua beleza e seu valor

No mundo somos bilhões

Cada um é uma pessoa única e irrepetível,

Buscando o rumo de sua felicidade e realização

Por isso, valorizar as diferenças

E reconhecer o “outro” como irmão

É antes de tudo, uma atitude inteligente

De quem tem amor no coração e respeito.

***Leitura e comentário Participado.

1) Trabalhando o texto:

a) Em sua opinião, como seria o mundo se todas as pessoas fossem iguais fisicamente e no jeito de ser?

b) Explique a frase do poema:

Todos são seus irmãos e suas irmãs.”

c) Como você reage quando alguém pensa diferente de você? Comente:

d) Cite duas virtudes, citadas no texto, que devemos ter diante as diferenças entre nós: as pessoas

e) Escolha alguém e descreva as diferenças entre vocês...

*** Pessoa que escolhi:___________

Fisicamente esta pessoa é assim:

Seu jeito de ser:

*** Eu...

Fisicamente eu sou assim:

Meu jeito de ser:

*** Apesar das nossas diferenças, o nosso relacionamento é assim:

Conclusão: Somos diferentes como os dedos de uma mão, mas diante de Deus somos todos iguais e temos os mesmos direitos.

2) Ensaio para apresentação final, no ginásio.

3) Retire do poema:

a) três substantivos comuns no plural:__________________________________

b) substantivo comum que se refere a constelação:___________

c) uma frase interrogativa com o antônimo de “diferentes”: _______________

d) um pronome pessoal do caso reto:_____

e) o sinônimo de pessoa:___________

f) uma palavra com dígrafo:_______________

g) uma palavra com ditongo:____________

h) uma palavra com hiato:___________

i) uma palavra proparoxítona:___________________

*** Justifique:______________________________________

j) dois verbos no infinitivo:___________________

k) um verbo no presente:____________

Elaborado por: Profe Janete Motta

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

PROJETO: É NATAL/ ANOS INICIAIS...

Justificativa
O Natal é uma data muito significativa, que expressa valores essenciais à vida, como solidariedade e amor. É comemorada pelos cristãos e pessoas do mundo todo, é uma festa com tradição e significado histórico e religioso.
Na vida de todos nós, existem fatos especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o seu real significado.



Objetivos
Facilitar a aquisição e construção de conhecimentos das tradições do Natal, pelos alunos, de forma participativa, descontraída, através da INTERDISCIPLINARIDADE.
Conhecer o verdadeiro significado do Natal e seus símbolos.
Compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Estimular o raciocínio e a criatividade.
Perceber que o Natal é uma data para comemorar e não comercializar.
Ensinar a criança a produzir ao invés de consumir e gastar, aprendendo a obter o que precisa.
Incentivar o aluno a vivenciar a solidariedade, o amor e o respeito pelas pessoas, valorizando a convivência familiar e com o próximo.

Desenvolvimento
Leitura e interpretação.
Pesquisar sobre os símbolos de Natal.
Confeccionar cartões de Natal e escrever mensagens.
Feliz Natal em Inglês e outros idiomas.
Pesquisa sobre como é comemorado o Natal na casa de cada criança.
Comentário participado e debate sobre o tema.
Leitura e interpretação de textos que expliquem a origem do Natal e o nascimento de Jesus.
Produção de textos.
O Natal comercial e o Natal cristão
Natal Solidário: Doe um brinquedo. Estudar com as crianças o significado da palavra solidariedade e propor para que eles doem um brinquedo em bom estado para uma entidade de crianças carentes.
Deixar que os alunos confeccionem e escrevam um cartão de Natal para a criança que receberá o presente.

Metodologia
Contos natalinos destacando virtudes.
Texto informativo, propagandas, relato, carta, bilhete, poema, música, oração, filme
e produção textual.
Debate e reflexão
Aulas no laboratório de Informática.
Montagem: Árvore de Natal da turma- ecologicamente correta
Confecção de painel para a porta e guirlanda com as mãozinhas dos alunos
Visita ao supermercado

Recursos:
Cartazes
Giz de Cera
Tinta Guache
E.V.A.
Papel Crepom
Textos
Bíblia
Folhas pautadas
Sala de Informática: Internet

Culminância:
Lanche Coletivo: Amigo Secreto (mensagens) e entrega dos brinquedos a uma entidade de crianças carentes.
Um momento de confraternização onde todos sentirão o verdadeiro sentido do Natal, compartilhando amor, amizade e solidariedade.

Avaliação:
Os alunos serão avaliados através da participação e envolvimento nas atividades.

Fonte de Pesquisa:
Blog da Marisete
Blog: Meus Trabalhos Pedagógicos
Projetos Pedagógicos Dinâmicos
Ilove.terrapalavrasesentimentos/natal
Escola Adventista
Brasil Escola
Adaptação: Profe Janete Motta

Nesta página do blog, você poderá encontrar atividades variadas sobre o Natal: textos, poesia e filmes com interpretação, avaliações, atividades de Matemática, Ciências, etc.


domingo, 23 de outubro de 2011

MAIS DE 100.000 VISITANTES...

É com satisfação que observo as estatísticas do blog diariamente e vejo que o número de visitantes tem aumentado a cada dia.
Quando comecei não imaginei que tivesse esta aceitação, já que se tratava de, tão somente, um blog com finalidade de compartilhar minha prática educativa, que foi criado para fazer um trabalho diferenciado, com uma turma que acompanhei durante dois anos. Sempre participei de cursos e nunca ficava satisfeita em apenas assistir teorias, que muito auxiliam. Mas, eu queria algo mais..."prática". Era um blog assim que eu queria criar porque é isto que os professores procuram, e é isto que melhora sua atuação em sala de aula: a troca de experiências. Quando comecei nem sabia como fazer as postagens. Foi com dificuldade que consegui aprender e ainda tenho muito à aprender. Muitas foram as dicas de amizades com outros blogueiros(as) que facilitaram a montagem do blog.
O número de visitantes é pequeno comparando com outros blogs, mas é animador perceber que está se tornando cada vez mais popular.
Desde então, o blog foi visitado por leitores de 40 países do mundo em busca de experiências diferenciadas em sala de aula, planos e projetos. Confesso que esse desempenho atingindo foi bem além de qualquer expectativa que eu pudesse ter imaginado, inclusive levando-me a ter contato com profissionais que só conhecia através de jornais, revistas ou televisão.
Atualmente, recebe em média, quase mil visitas diárias e somente quem tem um blog sabe as inúmeras horas que passamos nos dedicando para postar, ajustar, enfeitar e atualizar.
Obrigado, aos mais de 100 mil leitores que desde oito de março de 2.010, passaram pelas páginas do blog. Espero que continuem retornando e agradeço o reconhecimento de todo vocês.
Agradeço com carinho também, a confiança, a credibilidade e a participação de todos que fazem desse espaço, algo que superou minhas expectativas pessoais, que me proporciona momentos muito prazerosos e que me mantém escrevendo, pesquisando e atualizando sempre mais e mais, para postar atividades da minha prática que vocês possam aproveitar e/ou adaptar para facilitar o trabalho de vocês.
Obrigado aos alunos que acompanham as postagens das aulas diariamente e apoio dos pais que os incentivam para isto.
Então, mais de 100.000 vezes MUITO OBRIGADO!

sábado, 22 de outubro de 2011

FRAÇÃO: MAIS ATIVIDADES / 4º ANO...


1) Observe as figuras e complete:
a) A figura está dividida em _____ partes iguais.
Pinte 2 partes.
Leitura: _______________________
A fração é: ___

b) A figura está dividida em 9 partes iguais.
Pinte 6 partes.
Leitura: _______________________
A fração é: ___
*** Para o aluno não dê com as partes pintadas.

2) Calcule:
a) 3/6 de 42 livros: Cálculos:


R: 3/6 de 42 livros são ___ livros.

b) Joana tem 4/9 da idade de sua mãe que tem 45 anos. Qual a idade de Joana?
Cálculos:


R: Joana tem___ anos.

*** Quantos anos a mãe de Joana tinha quando ganhou ela?
Cálculo:


R: A mãe de Joana tinha ___ anos quando ganhou ela.

c) Uma hora tem___ minutos. Cálculos:
* 2/3 de 1 hora =___ minutos
* ½ de uma hora ou meia hora = ___ minutos

d) Um dia tem ___ horas.
* 1/6 de um dia são___ horas.

3) Resolva:

a) Juca trabalha em uma loja de sapatos. Ele coloca as caixas de sapatos em prateleiras que cabem 76 caixas. Quantas prateleiras serão necessárias para Juca guardar 152 caixas de sapatos?
Cálculo: P.R:


R: Serão necessárias____ prateleiras para Juca guardar 152 caixas de sapatos.

b) Carmem pagou uma jaqueta com duas notas de R$ 100,00. Ela recebeu de troco R$ 24,50. Quanto custou a jaqueta de Carmem?
Cálculos:


R: A jaqueta de Carmem custou R$___________ .
Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

REVISÃO SOBRE O AR: 4º ANO...


O AR QUE RESPIRAMOS

O astronauta soviético Yuri Gagárin (1961), o primeiro homem que viu nosso planeta de longe, entusiasmado exclamou:
- A Terra é azul!
Ele viu a Terra azul porque o ar em grande quantidade é percebido por nossos olhos num tom azulado.
O ar é composto de vários tipos de gases: nitrogênio, oxigênio, gás carbônico... Não vemos o ar. A maior parte do tempo nem reparamos que ele existe. Mas... podemos viver sem o ar?
Como os cheiros chegam até o nosso nariz?

O que há no ar?

Você já sabe que a água, quando aquecida, evapora e vai para o ar.
Você sabe, também, que tudo o que evapora vai para o ar: o álcool, o perfume, a gasolina...
Com o sentido do olfato podemos perceber algumas substâncias que estão no ar.

a) Carlos chegou à escola. Na segunda-feira, muito gripado. Ele tossia muito. O vírus da gripe se espalhou por toda a sala. Na terça-feira, outros colegas de Carlos amanheceram gripados.
Como os microorganismos passaram para as outras crianças?
___________________________________________________________________

A POLUIÇÃO DO AR

Você já observou as grandes avenidas da sua cidade. Há muitos carros. O que sai do escapamento dos carros?
_________________________________________________________________________________________

a) Por que os problemas de poluição do ar são maiores nas grandes cidades?
__________________________________________________
__________________________________________________

O som tem alguma relação com o ar?
Experimente fazer o ar vibrar
- Segure uma tirinha de papel perto da boca.
Leia a frase abaixo pronunciando bem as palavras:
Fifi, prima de Pedro, fez farofa de fubá.
Pedro, sem dente, farafou farinha na Fifi.

1) Agora responda:
a) O que aconteceu com a tirinha de papel?
_____________________________________________________

b) O que sai de sua boca, quando você fala que movimenta a tira de papel?
_____________________________________________________

Quando você fala, grita e assobia, o ar sai dos pulmões, passa nas cordas vocais em sua garganta e elas vibram produzindo os sons. O som é transmitido pelo ar. As coisas produzem som porque fazem o ar agitar-se muito rápido – vibrar. Se as vibrações chegam aos nossos ouvidos, então escutamos o som.
Quando falamos, gritamos, cantamos, o ar dos pulmões passa vibrando as cordas vocais que se localizam na garganta.

Você sabia que...
... tudo o que produz som, faz vibrar o ar à sua volta!
... quando as vibrações do ar chegam até nós, nossas orelhas dirigem essas vibrações para dentro de nossos ouvidos!
...dependendo da velocidade do deslocamento do ar, temos: as brisas, as ventanias e até os furacões.
Os danos que a poluição do ar causa não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios.

TAREFAS:
1) Experiência: Faça na pia ou tanque.
Copo de vidro com água. Coloque uma folha sobre a boca (metade de uma folha de ofício). Mantenha a folha pressionada firmemente contra a boca, vire o recipiente de cabeça para baixo. Solte a folha. Ela não cai mesmo que o peso da água pressione a folha para baixo. A pressão do ar é maior do que a pressão exercida pelo peso da água. O ar exerce forças de pressão em todas as direções.

2 ) Alan é um Alpinista meio desastrado, subiu uma montanha muito alta e esqueceu de levar tubos de oxigênio extra.
a) Por que os alpinistas costumam levar tubos de oxigênio extra durante as escaladas ?

b) O que será que eles sentem quando estão no topo da montanha, para precisar de oxigênio ?

3) Breno e Barbara foram passar férias na praia com seus avós . Pedro passou férias no sítio do seu tio nas montanhas.
Qual deles foi passar férias no local de maior pressão atmosférica? Por quê?

Fonte: Internet
Adaptação Profe Janete Motta

PROJETO MISSÕES: 5º ANO...

Estas atividades foram trabalhadas no ano passado, quando estava com uma turma de 4ª série. Então, atualizei alguns dados e resolvi montar este projeto para ser trabalhado no 5º Ano, a pedido de uma professora aqui do RS, que através do blog me pediu o projeto. Como sugestão de livro, para um apoio maior ao planejamento, sugiro o livro Rio Grande do Sul de Piletti- 5º Ano, Ed. Ática.

Projeto Missões Jesuíticas
Escola
Público Alvo: 5º Ano
Turma:
Professora: Janete Motta
Tempo:___/___ à ____/_____

Justificativa:
A história das missões é uma das raízes da cultura regional gaúcha, que faz parte de variedades de culturas, que integram a identidade brasileira.
A região das Missões muito contribuiu para o desenvolvimento cultural do RS, por isso é fundamental aprofundar os conhecimentos em relação a história missioneira.
A relevância do assunto encontra consonância nos Parâmetros Curriculares Nacionais “ao reconhecer as formas de organização social das comunidades indígena
s e descobrir seu universo cultural, a criança treina seu olhar para o outro, desmonta preconceitos e compreende a
diversidade cultural encoberta pela denominação cultura brasileira”.
A valorização dos grupos sociais traz, ao aluno, a certeza de seu pertencimento como indivíduo e como cidadão e a consciência de que faz parte do processo histórico.
Quando os alunos conhecem a realidade e contribuições de outros grupos sociais aprendem a respeitar diferenças, valorizar as contribuições culturais de outros povos e constroem seu próprio conhecimento sobre este assunto.

Objetivos:
Conhecer e valorizar o patri
mônio cultural dos povos das Missões;
Compreender o que era uma redução jesuítica, seus objetivos e interesses;
Conhecer a forma de organização social das comunidades indígenas nas reduções;
Compreender a importância da cultura indígena.
Entender o modo de vida dos índios nas Reduções, respeitando suas especificidades culturais e identificando em que aspectos sua comunidade é diferente,desfazendo preconceitos em relação à mesma;
Apresentar conteúdos que possibilitem aos alunos construir suas compreensões através de situações que permitam fazer comparação entre diferentes versões de um mesmo acontecimento;
Reconhecer as Missões Jesuíticas como um espaço de proteção e violência, mostrando essa ambivalência através de pesquisas e comentários críticos;
Entender os tratados e conflitos da época;
Reconhecer os povos indígenas e suas culturas como

O que pode ser trabalhado com este projeto?
Formadores do estado do Rio Grande do Sul.
Metodologia:

Leitura e interpretação de documentos e textos;
Exploração de fotos que possibilitem a reflexão sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as diferentes épocas;
Levantamento do vocabulário indígena desconhecido pelos alunos com seu respectivo significado;
Construção de painel representativo da vivência indígena (moradia, festas,rituais);
Leitura de mitos e lendas indígenas e dramatização dos mesmos;
Releitura de obra indígena;
Construção de maquete: Missão Jesuítica
Leitura de mapas e localização das tribos indígenas existentes;
Produção de Textos;
Valorização das danças e músicas através de paródias e teatro;
Campanha de roupas, brinquedos e materiais de higiene que serão doados às comunidades indígenas carentes durante a viagem de estudo;
Exposição de maquetes, objetos indígenas, painel, palavras indígenas e significados.

Culminância:

Passeio de Estudos às Ruínas de São Miguel.
Construção de maquete: Missões

Recursos:
CD’s;
Vídeos;
Internet;
Livros didáticos;
Exploração de imagens;
Entrevistas;
Consultas de documentos;
Jornais;
Trabalhos em grupo;
Mapas;
Argila;
Tinta colorida
Passeio

Avaliação:
Será feita durante o processo, através da observação do envolvimento dos alunos com as atividades propostas, dos textos produzidos e conteúdos em estudo.

Língua Portuguesa: Leitura e escrita formal e informal; Comentário participado; Produção de textos.

Ensino Religioso:
Paralelo entre a religião Indígena e a Católica.
Religiosidade Indígena antes e depois de serem catequizados.

Artes: Confecção de Painel e maquete; Arte Indígena nas Missões; Releitura da obra- ABAPORU de Tarcila do Amaral

História/Geografia: O que eram as Missões ou Reduções Jesuíticas?
Objetivos e interesses das Missões
Estrutura das Missões- Mapa
Modo de vida dos índios nas Missões
Os Sete Povos das Missões e suas localizações no mapa do Rs
A criação de gado na época das reduções e hoje
Vacaria do Mar e Vacaria dos Pinhais
Tratado de Madri
Tratado de Santo Idelfonso
Guerra Guaranítica
O abandono das Reduções
O Tombamento e o Patrimônio Histórico

Matemática: Histórias Matemáticas utilizando índios e trabalhos que realizavam nas Missões (plantação, criação de gado, artesanato, horários, etc.)
Divisão por dois algarismos usando a política dos índios (Tudo repartiam entre eles)

Ciências: Solo e técnicas de plantio dos índios e técnicas de atualmente.
Alimentos Indígenas

Fontes de Pesquisa:
LAS CASAS, Bartolomeu. O paraíso destruído. 2. Ed. Porto Alegre: Editora L&PM, 1984.
http://www.escolabarao.net/viagem_ruinas.html.
http://professoraclara.com/set/expterri.php
www.twuturismo.com.br/patrimonio_missoes_guar...
http://turmadaprofejanete.blogspot.com/

Anexos:
1) Texto:

Tratado de Santo Ildefonso

O primeiro Tratado de Santo Ildefonso foi um acordo assinado entre Portugal e Espanha em 1777, e tinha como objetivo acabar com a disputa pela posse da Colônia de Sacramento e outras regiões, na América do Sul entre as duas nações européias. A Inglaterra e a França foram os países que intermediaram este tratado, graças ao seu interesse político no fim dos conflitos entre portugueses e espanhóis.
O tratado levou o nome de Santo Ildefonso por ter sido assinado no município de mesmo nome na Espanha, na província de Segóvia. Foi nesse mesmo município onde posteriormente foram assinados outros dois tratados entre a Espanha e a França, levando também o nome do primeiro.
Assinado em 01 de Outubro de 1777, o primeiro Tratado de Santo Ildefonso definiu que a colônia de Sacramento e a Ilha de São Gabriel, atualmente na região do Uruguai, e a região dos Sete Povos das Missões, atualmente na área oeste do estado do Rio Grande do Sul, ficariam de posse da Espanha, e Portugal exerceria posse sobre a margem esquerda do rio da Prata e novamente sobre a ilha de Santa Catarina, que tinha sido ocupada pelos espanhóis pouco tempo antes.
Com a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, que restabelecia algumas linhas gerais do Tratado de Madrid, defendida por Alexandre de Gusmão, o território de São Pedro do Rio Grande ficou cortado ao meio, no sentido longitudinal, próximo a cidade atual de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
O Tratado de Madri, assinado em 1750, concedia algumas vantagens maiores a Portugal, mas foi anulado em 1761 pelo Tratado de El Pardo. Os numerosos tratados assinados não costumavam obter êxito nos trabalhos de demarcação, e Portugal acabou mantendo a posse dos territórios na América do Sul, como a região dos Sete Povos das Missões, conquistadas poucos anos mais tarde pelos gaúchos Manuel dos Santos Pedroso e José Borges do Canto.
Fonte: http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/tratado-de-santo-ildefonso/

1) TEXTO: Missões Jesuíticas Guarani.

*** Leitura e comentário.

Missões ou Reduções são denominações dadas a antigas aldeias indígenas guaranis, organizadas e administradas por Jesuítas - uma ordem religiosa da Igreja Católica fundada na Europa em 1534 pelo Padre Inácio de Loyola, da Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como os jesuítas, uma ordem religiosa católica romana, que teve grande importância na Reforma Católica. Atualmente a Companhia de Jesus é a maior ordem religiosa católica no mundo.
Os Jesuítas vieram ao Brasil com o objetivo de disseminar os princípios civilizadores, educativos e evangelizadores da sociedade cristã européia.
Resumindo, queriam que os povos indígenas adotassem a religião católica. Os Padres Jesuítas também fundaram colégios e conventos.
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas do período das Missões Jesuíticas, um lugar de visita fundamental para quem deseja entender as raízes do sul do Brasil e da América Latina.
Construídas nas terras dos índios guaranis no século 18, entre 1735 e 1745, cada uma delas é caracterizada por uma disposição específica e um estado diferente de conservação.
www.twuturismo.com.br/patrimonio_missoes_guar...
Adaptação: Profª Janete Motta

2) Dicionário:
a) disseminar:_________________________________________

3) Responda:

a) As Missões Jesuíticas foram organizadas e administradas por quem?

*** Qual era o objetivo das Missões Jesuíticas?

b) Em sua opinião, você gostará de conhecer as Ruínas de São Miguel em outubro? Por quê?

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA: MISSÕES

1) Responda:

a) As missões foram criadas por quem?

*** Por que as missões foram criadas?

b) Sabemos que no Rio grande do Sul existiram os Sete Povos das Missões. Cite o nome de três destes povos:
__________________________, ____________________________, __________________________

***Dos Sete Povos das Missões, qual você visitou através da nossa viagem de estudos?

2) Marque a alternativa correta:
b) Depois de muitos ataques, jesuítas e índios acabaram abandonando as aldeias e deixando o gado solto nas pastagens, tornando esta região conhecida como Vacaria do...
( ) Mar ( ) Jesuíta ( ) Bandeirantes

c) Nome dado a atividade de criação de gado:
( ) agricultura ( ) pecuária ( ) indústria

d) Estado em que o gado era conduzido para ser vendido:
( ) rio de Janeiro ( ) São Paulo ( ) Rio Grande do Sul

e) Uma das cidades onde formaram-se as vacarias e primeiras charqueadas do Rio Grande do Sul:
( ) Pelotas ( ) Bagé ( ) Porto Alegre

f) País europeu que passou a dominar o Rio Grande do Sul após a assinatura do Tratado de Madri:
( ) Espanha ( ) França ( ) Portugal
f) Foi a primeira forma de organização dos padres e índios, iniciou em 1729. Mais tarde foram destruídas pelos bandeirantes:
( ) Reduções ( ) Aldeias ( ) tribos

BOM TRABALHO!!!!!!

1) CONCLUSÃO: VIAGEM DE ESTUDOS ÀS MISSÕES

A guerra entre os portugueses e os espanhóis que ali aconteceu obrigou os índios a destruírem aquilo que levaram tanto tempo a construir. Eles lutavam por seus ideais e pela sua fé, e não admitiram a idéia de entregar o que tinham feito a aqueles que pensavam que detinham o poder. Foi em 1750 que à colônia de sacramento foi entregue a Espanha em troca dos sete povos, tudo isso graças ao tratado de Madri.
A viagem foi encantadora e o lugar conseguiu repassar a história por todos os lugares, desde a entrada da cidade de São Miguel até o fim da viagem no espetáculo Som e Luz. E o mais legal de tudo é que as Ruínas são muito visitadas, isso demonstra o quanto foi importante às missões para o povo sulino. Conhecer nosso passado é não somente dever, mas sim uma obrigação. A arquitetura impressiona, o projeto de criação e a forma como a redução era dividida também. Uma viagem que valeu a pena realizar, tanto pela beleza do lugar, quanto pela história.
Através desta viagem, conseguimos ter uma ideia de como funcionavam as reduções jesuíticas e como era a arquitetura missioneira existente na época. Conhecer as Ruínas de São Miguel permitiu reviver a fantástica obra evangelizadora dos Padres da Companhia de Jesus e a sua determinação em converter à fé cristã os indígenas que habitavam esta região da América. Em busca desse ideal, sacerdotes e índios criaram e deixaram a história nas pedras das ruínas que restaram dos sete povos.

2) Escreva aquilo que mais chamou sua atenção, durante nossa visita às missões. Justifique:

***Agora, escreva o que você não apreciou. Justifique:

3) Você achou válido o nosso passeio? Por quê?

4) Registre o nosso passeio, através de desenho:

http://turmadaprofejanete.blogspot.com/

domingo, 16 de outubro de 2011

ATIVIDADES PARA REVISÃO DE MATEMÁTICA: 4º ANO...


Revisão:

1) Jéssica fez um bolo e convidou suas amigas para lanchar. O bolo foi dividido em seis fatias iguais. Cada
menina comeu 2 fatias. A fração do bolo que cada menina comeu é:
( ) 1/6
( ) 6/2
( ) 2/6
( ) 6/6.

2) Marcio comeu 2/4 de uma pizza. Podemos dizer que a parte que ele comeu representa:
□ a metade da pizza.
□ mais da metade da pizza.
□ menos da metade da pizza.
□ toda a pizza.

3) Ronaldo e sua namorada foram à pizzaria. Ele comeu 4/9 da pizza e ela comeu 3/9. Que fração de fatias da pizza eles comeram?
□ 2/9 □ 3/9 □ 7/9

4) Escreva as frações em ordem crescente:
3/9 6/9 4/9 5/9 7/9 2/9
_________________________________________

5) Numa gincana, as equipes deveriam recolher latinhas de alumínio. Uma equipe recolheu 5 sacos de 100 latinhas cada e outra equipe recolheu 3 sacos de 50 latinhas cada. Quantas latinhas foram recolhidas ao todo?

6) Dois abacaxis custam R$ 2,50. Quanto pagarei por duas dúzias destes abacaxis?

7) Quando Maria colocou um bolo para assar, o relógio marcava 11:35h.
O bolo ficou pronto em 30 minutos. Que horário o relógio estava marcando quando o bolo ficou pronto?
(A) 11 horas e 50 minutos*******************Desenhe os relógios...
(B) 12 horas ***************Começou a assar: ********************Ficou pronto:
(C) 12 horas e 5 minutos
(D) 12 horas e 10 minutos

8) A calculadora de Suely registrava o seguinte número: 28.364
*** Um possível cálculo para esse número pode ter sido...
(A) 20.000+80.000+300+60+4.
(B) 20.000+8.000+300+60+4.
(C) 20.000+800+30+60+4.
(D) 200.000+80+30+60+4.

9) Numa fazenda, havia 524 bois. Na feira de gado, o fazendeiro vendeu 189 de seus bois e comprou mais 266 bois. Quantos bois há agora na fazenda?

10) A professora do 5º ano, corrigindo as avaliações da turma, viu que Pedro acertou 2/10 das questões.
(A) Ele foi mal porque acertou apenas duas questões.
(B) Ele foi bem porque acertou 8 questões.
(D) Ele acertou apenas a metade das questões.

11) Sara fez um bolo e repartiu com seus quatro filhos. João comeu 3 pedaços, Pedro comeu 4, Marta comeu 5 e Jorge não comeu nenhum. Sabendo-se que o bolo foi dividido em 24 pedaços iguais, que fração do bolo foi consumida?
(A) 7/24
(B) 11/24
(C) 12/24 ou a metade do bolo
(D) 13/24
*** Calcule 3/4 deste bolo:
Cálculos:


¾ deste bolo são _____ pedaços.
Fonte: Portal do MEC
Adaptação: Profe Janete Motta

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

I CONCURSO DE FOTOS DO NOSSO MUNICÍPIO E TEXTO: 4º ANO...


COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS
CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO
I CONCURSO DE FOTO DO NOSSO MUNICÍPIO E TEXTO
4º ANO/2.011
Certifico que o (a) aluno (a)_____________ participou do I Concurso de fotos do nosso município e texto.
Parabéns!
Professora: _________________- Trabalho Interdisciplinar
______________________________________________________________________

Turma 42
1º Lugar:____________________
2º Lugar:____________________
*** As fotos e textos postarei depois da divulgação.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

ATIVIDADES SOBRE FRAÇÕES: 4º ANO...

1) Indique as frases corretas colorindo a estrela que as acompanha:
a) Na divisão exata, o resto é zero. *
b) Resto é o que sobra. *
c) Quociente é o número que se divide. *
d) Quando queremos repartir ou distribuir em partes iguais, fazemos uma adição. *
e) O numerador de uma fração indica quantas partes estamos pegando. *
*** Escreva as frases erradas corretamente:

2) Resolva:
a) Na turma de Reinaldo há 20 alunos. ¾ deles sabem nadar. Quantos alunos desta turma sabem nadar?
Cálculos:

R:___________________________________________


b) Quantos grupos de 24 crianças podem ser formados com 216 crianças?
Cálculo: ******************* P.R:

R:___________________________________________

c) Diogo está fazendo um tratamento médico. Neste tratamento, ele precisa tomar
5/6 de 24 comprimidos. Quantos comprimidos Diogo precisa tomar para fazer este tratamento?
Cálculos:



R: Diogo precisa tomar ________ comprimidos para fazer este tratamento.

d) Uma empresa localizada no estado do Piauí, na Região Nordeste, realizou uma pesquisa com 144 pessoas para saber a opinião de cada uma delas sobre o novo sabor de suco que ela iria lançar. Do total de pessoas entrevistadas 3/8 responderam ótimo.Quantas pessoas responderam ótimo? ********************Cálculos:
( ) 60 pessoas.
( ) 24 pessoas.
( ) 54 pessoas.
R:_________________________________________________

c) Do salário de R$ 864,00, recebido no mês de suas férias, Mário gastou ¼ na compra de uma bicicleta e 3/8 em uma viagem.
* Quanto custou à bicicleta?*********************** Cálculos:
* Quanto ele gastou com a viagem?
* Quantos reais ele gastou ao todo?
R:_________________________________________________
R:_________________________________________________
R:_________________________________________________

d) Regina comprou 12 rosas.

a) Se 1/4 das rosas for amarela, haverá ____ rosas amarelas.****************** Cálculos:
b) Se 3/4 das rosas forem vermelhas, haverá ____ rosas vermelhas.
c) 4/4 de rosas são ____ rosas.

e) O senhor Ernesto fez uma pilha com 30 tijolos.
a) Quanto é 2/5 de 30 tijolos?
______________________________________
b) Quanto é 5/6 de 30 tijolos?
______________________________________
Cálculos:


Fonte: Internet
Adaptação: Profe Janete Motta

DIA DO PROFESSOR: PARABÉNS...



SER PROFESSOR

Ser professor
é professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena
se o aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma,
transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...

Fonte: vilmabel


Dedico este poema a todos os professores que visitam o meu blog e também aqueles que em alguma época da minha vida, dividiram comigo, seus conhecimentos. Muito obrigado! Feliz Dia do Professor!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA: ATIVIDADES/ ED. INFANTIL AO 4º ANO...

A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. A criança tem o direito a um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Oferecer às crianças uma semana com atividades diferenciadas, que valorizem a interação, a ética e a construção do conhecimento.
Valorizar a criança e estimular a auto-estima.
Evidenciar direitos e deveres da criança através de textos e interpretação.
Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança, levando em consideração o ritmo de cada uma, despertando o gosto pelas manifestações artísticas.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO: O MISTÉRIO DA HERANÇA/ 4º ANO...



Este exercício apropria-se de um texto que tem circulado pela internet, como simples brincadeira. Na proposta pedagógica aqui criada, o objetivo é demonstrar aos alunos que uma vírgula, um ponto de interrogação ou um ponto final, corretamente empregados, podem, sim, fazer toda a diferença. É importante que o professor, na etapa inicial do exercício, relembre alguns aspectos principais da pontuação e os cuidados para os erros mais comuns devido ao seu emprego indevido. Outro aspecto importante a ser abordado: a importância da clareza no desenvolvimento de um texto.

Desenvolvimento:
a) Dividir a sala em quatro grupos (ou múltiplos de quatro, para salas maiores).

b) Entregar papel e caneta. No papel, para criar um certo “clima”, o professor pode desenhar uma moldura bem bonita, contendo dentro dela a palavra “Testamento” e a frase que será trabalhada.

c) Contar a história que dará origem ao exercício:

O Mistério da Herança
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim:

"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres."
Morreu, antes de fazer a pontuação.
A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro concorrentes. O objetivo deste exercício é que cada um dos grupos traga a fortuna para o seu lado. Ou seja, a partir de agora, cada um dos grupos agirá como se fossem os advogados dos herdeiros. O grupo 1 representará o sobrinho. O grupo 2 representará a irmã. O grupo 3 deverá fazer com que o padeiro herde a riqueza. E, finalmente, o grupo 4 deverá será responsável para a riqueza do falecido chegar apenas às mãos dos pobres.

d) Cada grupo receberá a frase sem pontuação, num pequeno cartaz(moldura). O grupo deverá pontuar de maneira correta para que seu herdeiro receba a herança. Após, serão apresentados os cartazes para a turma. Aproveitar para fazer a análise coletiva da pontuação...se realmente o herdeiro receberá a fortuna.
Ao final do exercício, o professor divulgará como deveria ficar cada uma das frases, dando para cada aluno as quatro opções corretas.

Respostas:

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito :
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Então, chegaram os pobres da cidade. Espertos, fizeram esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais ! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

e) Tarefas:

*** Um familiar realizará a tarefa, escolhendo para quem dará a herança.

Pontue a frase de modo que _______________ ganhe a herança:

"Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres."
*** Mostre ao seu familiar a pontuação correta, em seu caderno, caso não tenha feito corretamente.


Fonte:
Circulando na Internet
simplesmenteportugues

Adaptação: Profe Janete Motta

terça-feira, 4 de outubro de 2011

HISTÓRIA DE PORTO ALEGRE: OS CASAIS AÇORIANOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O NOSSO POVO/ 4º ANO...

1) Texto para leitura e comentário:

A história de Porto Alegre tem um capítulo que sempre foi contado de uma forma muito parecida com um conto de fadas.
Mais ou menos assim: Era uma vez 60 casais açorianos que vieram de Portugal para fundar Porto Alegre. Aqui eles encontraram tudo que precisavam e foram felizes para sempre.
Porém a verdade não foi essa. Os colonizadores fizeram uma viagem que se originou na Ilha dos Açores e na Ilha da Madeira, que levou 80 dias até Laguna. Passaram por enormes dificuldades na viagem de navio. Pouca água, pouca higiene e muitas doenças e mortes.
De 1752 a 1754, muitos açorianos foram transferidos de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul.
Parte deste grupo, que não se sabe quantos eram, veio mais para o sul e desembarcou às margens do Rio Guaíba. Os casais receberam muitas ferramentas para trabalhar na terra que também ganharam do rei de Portugal. Os casais que tinham filhos menores de 14 anos também recebiam uma quantia em dinheiro. Só que na área reservada para estes casais, a região das Missões, estava ocorrendo um grande conflito entre os índios e os portugueses.
Sem outra alternativa eles foram ficando, ficando e terminaram por se estabelecer no lugar onde atualmente está nossa capital.
Os açorianos que se estabeleceram nas terras gaúchas lutaram nos primeiros tempos com muitas dificuldades porque o governo português não cumpria com as promessas feitas.
O nascimento de Porto Alegre não foi algo planejado.
É interessante notar que na maioria das cidades que receberam imigrantes açorianos, a igreja é o ponto central da cidade, e a partir dela, se organiza toda a parte urbana da cidade. A influência açoriana marcou presença também nos prédios públicos e residências, arquitetura que hoje, ainda que precariamente, é preservada.
Atualmente, vivem no Brasil mais de um milhão e 200 mil portugueses, grande parte constituída por açorianos e seus descendentes.
Os açorianos deixaram uma herança que vai além da arquitetura e do urbanismo. Deixaram marcas acentuadas na estrutura social do povo portoalegrense, com a língua usada em todos os recantos do município, os usos e costumes do povo, as brincadeiras infantis, as canções de ninar, os festejos populares e as festas religiosas.
CHAMARRITA ou CHIMARRITA – é uma dança muito alegre e rapidinha, tipo um valsado na ponta dos pés. A dança de chamarrita é muito praticada nos centros de tradições gaúchas, sendo uma das contribuições açorianas à cultura do Rio Grande do Sul.
QUADRILHA – é uma dança com movimentos coreográficos que lembram diversas danças açorianas. A formação de pares, colunas, túnel e cruzamentos. É uma dança de salão atualmente realizada nas festas juninas das escolas.
Podemos afirmar, com muita segurança, que uma das marcas mais expressivas que a cultura portuguesa trouxe para o Brasil foi a religiosidade. O culto ao Divino Espírito Santo é a expressão religiosa desta cultura que está praticamente em todos os recantos do nosso país.
Os açorianos cultivavam o linho, cochinilha, trigo, chá, amoreira e bicho-da-seda. A agricultura era a preocupação econômica fundamental e a pesca também era praticada.
Foram trazidas sementes de outras plantas cultivadas para o território gaúcho, como: o feijão, o milho, o centeio, o alpiste, a cevada, a aveia, a ervilha, o algodão, o melão, a melancia e a cebola. Parte da tecnologia dos engenhos foi trazida pelos portugueses. Conhecedores dos moinhos de vento adaptaram peças e engrenagens para utilização da força humana e posteriormente a força animal.
Um aspecto de grande relevância se destacou na colonização açoriana do Brasil. É que ela teve como base os "casais", ou seja, "marido e mulher", e isso contribuiu para a constituição de uma sociedade formada por famílias, sendo herdado pelos brasileiros, do povo açoriano. Logo, podemos concluir grande e valiosa a contribuição dos Açores à colonização do Brasil nos séculos XVII e XVIII.

Fonte:
andarilhomotorizado.blogspot.com
historiaearquitetura.blogspot.com
ocarete.org.br/povos-tradicionais
ihit.pt/new/boletim
Adaptação: Profe Janete Motta

2) Trabalhando o texto:

a) De onde vieram os casais açorianos?
b) Como era a viagem dos açorianos para o Brasil?
c) Por que os açorianos acabaram ficando em Porto Alegre?
d) Cite três contribuições da cultura açoriana para o nosso povo:
e) Principal atividade econômica dos açorianos:
f) Marca mais expressiva que a cultura portuguesa trouxe para o Brasil:
g) Como chamava-se Porto Alegre naquele época?


Nossa Viagem de Estudos foi maravilhosa...Tudo o que vimos lá, já tinhamos trabalhado e comentado em aula. Conhecer o porto onde chegavam os navios com os casais de açorianos, onde tudo começou...foi bastante significativo para nós!

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source